18 junho 2012

Egipto: e quem está a perder é… o Povo!


Neste fim-de-semana houve a segunda volta das eleições presidenciais no Egipto sob o espectro da contestada decisão do Alto Supremo Tribunal Constitucional que descredibilizou as eleições legislativas e os respectivos resultados e deixou o campo aberto para os militares voltarem a assumir o poder.

Houve eleições e, naturalmente, houve um vencedor.

Perdão, um vencedor não! Dois vencedores e um único perdedor!

De facto, os dois concorrentes, Mohamed Morsi, presidente do Partido Justiça e Liberdade (fundado e apoiado pela Irmandade Muçulmana) e de Ahmed Shafiq, o último primeiro-ministro de Mubarak, seu antigo ministro da Aviação e também considerado como o candidato dos militares, já anunciaram, em plenos pulmões, que venceram o pleito eleitoral. São os dois vencedores.

As primeiras projecções dão uma certa primazia do candidato islamita com algumas sondagens a darem-lhe uma vitória por volta dos 56%. Todavia Morsi diz que venceu com cerca de 52%. Um extremista islamita moderado?...

O único perdedor, pelo menos até voltar a despertar, foi o povo egípcio que não só perde um resultado eleitoral que abriria as portas a uma nova Constituição como teve de se afrontar entre um extremista islâmico e um “travesti” (nas palavras de Mohamed ElBaradei).

Uma das consequências da pouca vontade em escolher um deles está no facto de só cerca de 46% dos 52 milhões de eleitores terem comparecido às mesas de voto.

Outra das consequências que formalizaram a derrota dos egípcios está no facto dos militares se terem comprometido em libertar o poder até 30 de Junho próximo e agora afirmarem que só retomarão definitivamente aos quartéis quando for elaborada uma nova Constituição, facto que, também, impedirá o novo presidente de governar e ser empossado!

Vamos aguardar pelos resultados oficiais e quais as respectivas consequências…

Sem comentários: