30 agosto 2011

Huambo mais perto dos centros de decisão

No mesmo dia a cidade do Huambo e a sua província viram ser reinaugurados dois empreendimentos importantes no desenvolvimento social e económico da província: a chegada oficial da primeira composição ferroviária do CFB ligando a capital do Planalto Central ao porto do Lobito – demorou 6 horas a cumprir o trajecto entre Cubal (Benguela) e a estação central do Huambo –, após 27 anos de interregno, e o aeroporto Albano Machado, acabando com a triste sina dos huambenses em terem de ir à província vizinha do Bié quando precisavam de se deslocar à capital do País, Luanda.

No mesmo dia – de vez em quando ele também sai, mesmo não apreciando essas deslocações – Eduardo dos Santos – foi uma prenda de anos atrasada – presidiu às duas (re)inaugurações para gáudio do desenvolvimento da província, tornando-a, cada vez mais, no principal pólo de desenvolvimento da região central angolana.

Pena é que o governador da província tenha pactuado com a presumível – pelo menos foi confirmado pelas autoridades locais – detenção de dois militantes da UNITA, na cidade do Bailundo, por andarem nas ruas com bonés do partido e após terem sido espancados por militantes do partido no poder os quais destruíram os adornos dos opositores.

Aqueles é que agridem por não gostarem da união das cores kwachianas e estes é que são detidos. Boa leitura de tolerância deixou o senhor deputado, e presidente do CPI, Higino Carneiro na província do Huambo…

Sem comentários: