06 junho 2011

Angola e as eliminatórias para o CAN2012

Decorreu ontem e antes de ontem mais uma eliminatória par o CAN2012 no Gabão e na Guiné-Equatorial com a presença de 4 seleccionados lusófonos com um saldo negativo de 1 vitória (Angola) e 3 derrotas (Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique).

Com a vitória de ontem sobre o Quénia, os nossos Palancas deram um passo para manter aberta a esperança de qualificação para o CAN (qualifica-se o primeiro de cada um dos 11 grupos e os 3 melhores segundos).

Todavia o escasso resultado (1-0) não mostra – ou talvez realce – como os Palancas se comportaram no “11 de Novembro”.

Uma vitória que teve tanto de saborosa como de sofrida, principalmente no final das duas partes.

Compreende-se que o adepto angolano habituou-se a saber sofrer, mas tanto também é demais…

E, já agora, um lamento e uma “reclamação”; sabendo que temos de vencer todas as partidas que nos falta até ao final das eliminatórias, não se entende como Litos Vidigal só faça jogar um único avançado. Não será altura de Vidigal deixar de ser tão conservadoramente europeu?...

O seleccionado de Cabo Verde, apesar de derrotado na Libéria por 1-0, manteve o primeiro lugar beneficiando da derrota do seu principal opositor – e com quem vai discutir a primazia do grupo na próxima jornada – o Mali, na sua deslocação ao Zimbabué.

A Guiné-Bissau, do grupo de Angola, foi derrotada no Uganda com a equipa local por 2-0 o que compromete as suas aspirações. De notas que vamos jogar com os guineenses na próxima jornada.

Já Moçambique baqueou por 3-0 com a Zâmbia empenhando, quase em definitivo, as suas hipóteses de qualificação.

De realçar, noutros grupos, as dificuldades dos bicampeões africanos, o Egipto, que está quase eliminado do seu grupo onde a África do Sul e o Níger se encontram em melhor condições de apuramento, principalmente os “bafana-bafana” que estão calmamente sentados no pódio.

Também os Camarões, onde pontua Eto’o dificilmente conseguirão o apuramento dado que só tem 5 pontos enquanto o seu grupo é liderado pelo Senegal com 10 seguido da RDCongo com 7 que fechará as eliminatórias, em casa, com os Camarões.

Quem já está com um dos pés no CAN2012 é o Burkina Faso que só precisa de um ponto para se qualificar directamente, juntando-se aos países organizadores.

Sem comentários: