22 outubro 2009

Antigos “liceais” angolanos apresentam livro em Lisboa

Apresentação em Lisboa, a 23 de Outubro, pelas 18.30, na Fundação Cidade de Lisboa (Campo Grande, 380)

Para assinalar os 90 anos da criação do Liceu Nacional Salvador Correia, de Luanda, a Associação dos Antigos Alunos do Liceu Salvador Correia - Portugal (AAALSC-P), em conjunto com as Editoras Pangeia e Chá de Caxinde, editou o livro Viva a Malta do Liceu! com o objectivo de evocar a sua criação, as actividades do grande número de jovens que por lá passaram – mais de 20.000 estudantes – os momentos mais marcantes da sua existência e também o particular espírito que inculcou e que a todos marcou.

Este estabelecimento de ensino ocupa um merecido lugar de honra na história do ensino em Angola, pois foi o alfobre de uma grande parte dos actuais quadros angolanos e também de uma vasta lista de personalidades de relevo na política, artes e ciências, em Portugal e pelo mundo. Como aliás salientou o historiador José Martins dos Santos em Cultura, Educação e Ensino em Angola (1974, Luanda), pelo seu pioneirismo e decisiva importância no desenvolvimento do ensino em Angola, «O Liceu Salvador Correia… foi um farol a rasgar as trevas da ignorância e uma esperança a brilhar no espírito das gerações jovens, artífices do seu futuro.»

Organizado por um colectivo que contou com a coordenação de Miguel Anacoreta Correia, a edição deste livro foi possível pelo apoio do Banco de Fomento de Angola (BFA), do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), da Fundação Portugal-África (FPA) e da Cuca-BGI, cujos patrocínios honram sobremaneira esta iniciativa.

O livro, que percorre todos os 56 anos de existência do liceu (1919-1975), pretende ser o primeiro de uma série destinada a preservar a memória daquele espaço e dos que por lá passaram.

Certos de que será do vosso interesse acompanharem a sua apresentação em Portugal [Lisboa], convidamo-los a estarem presentes no próximo dia 23 de Outubro, pelas 18.30, na Fundação Cidade de Lisboa (Campo Grande, 380), numa cerimónia que contará com a presença do Professor Doutor Ilídio do Amaral, conhecido geógrafo natural de Luanda e antigo aluno daquele liceu, que fará a apresentação
”.

Além de Lisboa, o livro Viva a Malta do Liceu! será apresentado em Coimbra, no dia 31 de Outubro, pelas 18.30, no Museu da Água (Parque Dr. Manuel Braga), e no dia 7 de Novembro, também pelas 18,30 horas, no Auditório do INATEL no Porto (Rua do Bonjardim, 497), prevendo-se ainda a possibilidade, em breve e quase mais que certa, de uma sessão de apresentação na Casa de Angola, em Lisboa.

Em breve, esta obra será igualmente apresentada em Luanda, por certo nas idílicas instalações da Editora da Chá de Caxinde, junto do Teatro Nacional.

Sem comentários: