05 agosto 2009

Começou o AfroBasquete 2009, masculino

(imagem FIBA-Afrique)

Angola iniciou o XV Campeonato Africano de Basquetebol, o Afrobasquete 2009, na Líbia, com uma vitória, embora um pouco mais difícil do que se esperava – ou talvez não quando se converte menos de 50% dos lançamentos de 3 pontos (e foram cerca de 20) –, sobre o Mali (79-74).

Moçambique, no mesmo grupo de Angola, baqueou face ao Egipto.

Infelizmente não sei os resultados porque o portal do Afrobasquete está desactualizado (e nem
aqui ou aqui ou aqui moçambicanas) e as Televisões que, previsivelmente, poderiam transmitir os Jogos (Eurosport, e as lusas SportTV e RTP-África) mostram parecer que estão distraídas; pelo menos o jogo de Angola só foi transmitido, e com pequeno, curto é certo, atraso pela TPA Internacional.

Quanto à Eurosport até se entende dado que, salvo erro e creio que ainda se mantém essa linha, privilegia a francofonia e Angola, embora membro-observador, não passa disso mesmo. Já e SportTV talvez por razões de programação – a repetição do jogo entre o Real Madrid e uma equipa árabe, penso, para o "Peace Cup" é mais importante para esta empresa – admite-se a sua não transmissão, mas que a RTP-África, uma canal dito para África, não o fazer já não se entende dado Angola ser um país africano e lusófono.

Ou será que na RTP acham, como a antiga candidata a vice-presidente dos EUA, a conservadora Sarah Palin, que África é um País?

Também Cabo Verde
iniciou bem a sua participação ao bater a Tunísia, campeão da Liga Árabe, por concludentes 71-52

Sem comentários: