15 julho 2009

Pululu pelos leitores: A nova Autoridade Africana

Da Dra. Eduarda Valente, da Universidade Lusíada de Angola, um comentário sobre “Estará África preparada para a nova Autoridade?” que, pelo conteúdo e pela conjuntura, foi transferido para aqui.

Olá a todos,
Obviamente chegou-se a uma nova outra Autoridade, proposta por Kadhafi, ora bem, quem investigou e muito bem foi Cheik Anta Diop, mas fê-lo sempre na perspectiva gradualista, ou seja, haver institutos superiores especializados, onde acima de tudo interviriam as mulheres.

Onde a saúde seria uma parte de sustenção da população africana que se debate com inúmemros problemas de doenças etc. O comércio esse nem se fala. Não conheço grandes indústrias em África, que se saiba quase tudo ainda é de subsistência. Não me parece por isso, que seja bem a ideia do Sr. Kadhafi ter estas preocupações no seu horizonte em perspectiva, não gosto de ser ofensiva e muito menos beliscar a personalidade de quem quer que seja. Mas convenhamos esta individualidade é um tanto ou quanto complexa para não dizer mais nada.

Principe só for o da Droga. A proposta efectuada de instalar um Hotel para Negócios que estaria isento de taxas na Guiné-Bissau, à beira de estado falhado dá-nos bem a dimensão da estatura do tipo de empreendimento e muito certamente para o que seria.

A meu ver existem realidades em África que são incontornáveis, de momento, claro está.

Mas, como o mundo é feito de mudanças. Só não nos podemos esquecer que o ideal é que se faça um desenvolvimento equilibrado e sem alicerces em droga e outras coisa negativas. Sim porque se o comércio for esse então muito mal nos vamos dar.

Se percorrermos os alicerces que temos vemos que é zero. Acho que temos de encarar a realidade. Assentar bem os pés no chão. Acho que o Sr. Kadhafi só vê a perspectiva em linha recta e ela no entanto tem várias nuances que temos que ultrapassar.

Cumprimentos

Eduarda Valente, Luanda

1 comentário:

Anónimo disse...

FINANCIA CANDIDATO PRESIDENCIAL EM SINTONIA COM O PRIMEIRO MINISTRO CADOGO.
AGORA HOTEL DE NEGOCIOS ISENTO DE TAXAS (LIBIA HOTEL_OBRA DE 3,4,5 ANOS)?
O MINISTRO DAS FINANCAS NAO SABE DISTO.
POR EM CAUSA O AUMENTO DA SUA RECEITA FISCAL E ADUANEIRA?
MAIS INFORMACOES NECESSITA-SE.
ABRACOS