02 junho 2009

Santos FC derruba gigante

1º de Agosto e Santos F. C. (vencedor da Taça de Angola 2008)

Quando iniciei a viagem de Luanda a Lisboa, só sabia que o 1º de Agosto tinha eliminado os últimos campeões da Taça CAF/Mandela, os tunisinos do Sfaxien, após grandes penalidades (2-0 e 0-2 e 5-4 na marca da grande penalidade), passando, dessa feita à fase de grupos desta Taça.

No domingo dar-se-ia a segunda mão entre o “pequenino” Santos FC, de Luanda, e o “gigante” Al Ahly, ainda comandado pelo futuro seleccionador dos Palancas Negras, Manuel José.

Naturalmente que as expectativas eram ínfimas até porque o Santos vinha do Egipto com uma desvantagem de 3 bolas sem resposta. O jogo foi no domingo e no domingo foi dia de pôr o sono em dia, estar com a família, e arrumar coisas e loisas, nomeadamente material “juntado” para “alimentar” a minha tese de doutoramento.

Por isso, e porque o jogo foi tarde, não tive oportunidade de saber como foi o desenrolar do jogo. Reconheço, todavia, que a esperança de uma surpresasinha do Santos sobre a melhor equipa africana do século era, senão nula, quase impossível.

E porque o desporto, em geral, e o futebol, em particular, gostam de nos surpreender com impossíveis, eis que soube, já hoje que o Santos FC foi gigante e eliminou os egípcios, o ainda Campeões de África, devolvendo os 0-3 da primeira mão e ganhando na lotaria das penalidades por 6-5, acompanhando, assim, o 1º de Agosto na fase de grupos da Taça CAF/Mandela.

Pode ser um bom prenúncio para a equipa de todos nós, os Palancas Negras, no próximo CAN e, quem sabe, tenham mostrado que milagres são possíveis. Basta querer!

Entretanto as duas equipas angolanas já sabem que vão ter, novamente, de se deslocarem ao Mediterrâneo já que ambas defrontarão entre outras duas equipas egípcias. O Santos FC ficou no Grupo A com o ENPPI (Egipto), o ES Sétif (Argélia), e o AS Vita Club (R.D. Congo); enquanto o 1º de Agosto, no Grupo B, ficou emparelhado com o Haras El Hodoud (Egipto), o Bayelsa United (Nigéria) e o Stade Malien (Mali)

Sem comentários: