05 maio 2009

Uma detenção um pouco singular, mas…

(imagem via Club-K)

"O jornalista, JOSÉ GAMA, Embaixador do Club-K, e articulista do Semanário Angolense deu entrada as 12H03M numa cela da 3ª Esquadra de Polícia em Luanda (Angola) à pretexto de ter mandado lavar a sua viatura na via pública e desobediência à autoridade, segundo fontes policiais.

De acordo com José Gama este abandonou a viatura dirigindo-se a uma Instituição Bancária, havendo alguém tomado a iniciativa de lavar a sua viatura sem o seu consentimento. O Fiscal de serviço não atendeu a esta explicação e considerou resistencia à autoridade o direito de contestação de josé Gama, pelo que se encontra detido e indiciado de dois crimes.

É vulgar em Luanda a técnica de "marketing" dos lavadores de carro, antecipando a lavangem para obterem algum dinheiro com serviço prestado. É também normal que a Polícia considere resistência a autoridade sempre que se conteste algo. Luanda, hoje é uma cidade em grande medida com esgotos à superficie (a própria Vila Alice é exemplo) e onde se vê espalhada muita água devido à rupturas da rede.
"

Sobre esta matéria poderão ler o restante nos portais angolanos Club-K (aqui e também aqui) e, ou, no Angola24Horas; e também no Notícias Lusófonas! Até lá fiquemos a aguardar esclarecimentos mais concretos…

Já agora, tenho a ideia que José Gama é jornalista no semanário "Angolense" e não no semanário "Semanário Angolense".
.
NOTA: José Gama foi libertado ainda durante a noite de ontem. Só não entendo como e porquê os documentos não puderam ser-lhe entregues dado que o agente de autoridade que o deteve não estava, na altura, na esquadra. Ou seja, pelo que se entende, estranhamente, em vez de os colocar em depósito na esquadra o agente, provavelmente por mero esquecimento ou distração, ficou com ele em sua posse...

Sem comentários: