05 fevereiro 2009

Raul Castro em Angola, para e por quê?

(Raúl Castro e Fernando Piedade dos Santos na Assembleia Nacional; foto ©Elcalmeida via TPA)

O que realmente Raúl Castro Ruz, Presidente de Cuba, está a fazer em Angola, numa viagem que alguns observadores, nomeadamente latino-americanos, consideram inesperada?

Além de ter sido obsequiado com uma sessão solene na Assembleia Nacional (foto em cima), como é natural entre as visitas de Estado de governantes amigos – só que para certos “amigos” preferia receber os inimigos… –, e ter procedido à inauguração, ontem, de um monumento/museu (um edifício bonito, pareceu-me) que recorda para os vindouros a brutal
Batalha de Cuito Cuanavale (Kuando Kubango) que opôs desavindos irmãos angolanos, cubanos e sul-africano, entre outros pseudo-internacionalistas, que mais fez Raúl Castro na sua visita a Angola?

Por certo que não foi devolver a viatura oficial de um então ministro, roubada em Luanda e vista mais tarde a circular em Havana e ainda com a matrícula angolana, ou pagar todos os instrumentos e máquinas cirúrgicas roubadas da antiga Clínica do Prenda.

Nem, tão-pouco, fazer aquilo que outros já fizeram. Pedir desculpas ao povo angolano pelas atrocidades que fizeram em nome da guerra e do internacionalismo socialista e no "sacrifício de milhares de vidas", como o próprio Raul Castro o afirmou. Que o digam os que padeceram com e no 27 de Maio de 1977… Uma "irmandade [só é] indestrutível" quando se reconhecem os erros e se penalizam por eles.

Mas não, segundo o que se sabe, oficialmente, além do já acima referido, Raul Castro terá homenageado Agostinho Neto, depositando uma coroa de flores no monumento erigido no Largo da Independência e ido ao cemitério Alto das Cruzes depositar uma coroa de flores no túmulo do comandante Raúl Arguelles, falecido em combate em Angola.

Sabe-se, também, que vai visitar a Zona Económica Especial (ZEE), nos arredores de Viana. Talvez queira mudar Cuba através da criação de uma zona similar já que, em alguns países onde isso era o prato-nosso de cada dia começam a questionar a sua manutenção. Mas como há necessidade de girar dinheiro e como ainda há muitas camisas com colarinhos brancos…

Tudo, segundo o Granma, órgão oficial do PCCubano, Raúl Castro está em Angola numa visita a convite de Eduardo dos Santos (reciprocidade à sua visita eme Agosto de 2007?) para reforçar as relações históricas e de amizade entre Cuba e Angola no dia do 48º aniversário do início da Luta de Libertação.

Pois, e se me permitem, concluo como comecei: o que realmente Raúl Castro Ruz, Presidente de Cuba, está a fazer em Angola, numa viagem que alguns observadores, nomeadamente latino-americanos, consideram inesperada?

Sem comentários: