11 fevereiro 2009

Lobito quer proteger as tartarugas

(Lobito, Hotel Términus ©foto daqui; do outro lado, em frente fica o morro para o Egipto Praia)


A Praia do Egipto prepara-se para ser uma reserva especial de protecção às tartarugas marinhas, nomeadamente para a sua reprodução, evitando que os predadores de duas patas, perdão, de duas pernas, continuem a roubar os ovos e evitarem que as tartarugas se reproduzam livremente.

A Praia do Egipto, ou Egipto Praia, fica a algumas dezenas de quilómetros a norte da zona portuária da cidade do Lobito.

A cidade dos flamingos, das salinas e dos mangais apesar de haver quem pareça querer destruir algum do seu ecossistema com a cimenteira e a refinaria, previstos para a zona sul, também se preocupa com a biodiversidade.

Mas como quem manda e impõe a cimenteira e a refinaria é o Governo “central” de Luanda e na cidade é a Administração municipal, esta e Instituto Regional de Investigação Marinha no Lobito estão conscientes que se não se pode fazer turismo no sul que se faça no norte.

O problema é que se os resíduos que as duas fábricas vão criar se não forem devidamente tratadas afectarão, infelizmente, as zonas costeiras a norte da cidade. Há que esperar e desejar que a Administração municipal esteja atenta a este factor desestabilizador do ecossistema local.

1 comentário:

Betania disse...

Boa tarde,

Gostaria de saber se tem algum contacto das pessoas responsáveis pelo projecto, gostaria de obter mais algumas informações.

O meu contacto:
ferreirabetania@gmail.com

Cumprimentos.