01 dezembro 2008

Dia Mundial do Combate ao HIV-SIDA

Neste Dia Mundial de Luta contra o HIV-SIDA (AIDS) meditemos nesta notícia do Jornal de Angola de que transcrevo parte:

A directora do Instituto Nacional de Luta contra a SIDA, Dulcelina Serrano, revelou, ontem, em Luanda, que o país registou, até Setembro último, 47.000 pessoas infectadas pelo vírus VIH/SIDA e destas, mais de 60 por cento são jovens dos 15 aos 45 anos e maioritariamente mulheres. A directora fez estas declarações durante a marcha que se realizou ontem, de apoio ao Dia Mundial de Luta contra a Sida, que amanhã se comemora (…)”:

Comprar e mandar fazer casas é de saudar. Mas melhorar o sistema de saúde, a salubridade pública – não é só o SIDA que mata e se propaga, embora noutros termos – e dar melhores condições educacionais à população será um caminho bom para evitar a propagação do SIDA.

Não façamos, como já li algures, que a PAZ trouxe um aumento exponencial do SIDA. Isso mais que torpedear a PAZ é minorar a educação do Povo Angolano.

Todos devemos recordar que o SIDA não acontece só aos outros. Por muito respeito que certas individualidades nos mereçam, e merecem, por certo, não é escamotear a presença do SIDA, dizendo que é um mal provocado por razões de feitiçaria, ou que não há nos seus países e só nos outros, ou evocar motivos religiosos para impedir a população de ter acesso a preservativos que o SIDA desaparece.

Só com Educação e Prevenção poderemos dominar o Monstro!!

Sem comentários: