21 novembro 2008

Coexistência pacífica na Guiné-Bissau?

O PAIGC, liderado por Carlos Gomes Júnior, terá sido, segundo a CNE Bissau-guineense, o grande vencedor das legislativas do passado fim-de-semana, tendo eleito 67 deputados para os 100 lugares em disputa.

Sabendo que as relações o actual Presidente, João “Nino” Vieira, e o futuro indigitado Primeiro-Ministro, Carlos Gomes Jr – cargo que não lhe é de todo desconhecido –, nunca foram muito salutares e que o Presidente ainda não se esqueceu das
palavras que terão sido proferidas por Gomes Jr. em Outubro de 2005 e que levaram-no quase a sair do País e responder perante a PGR, nem tão pouco e por certo, das que, então, terá feito contra o futuro líder governamental, não me parece que o convívio entre estas duas personalidades, e alguns militares, possa ser pacífico.

Ainda assim, o líder vencedor já foi dando uma de afago aos militares
felicitando-os via Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) pela "tranquilidade e normalidade" garantidas pelos militares para o "sucesso do processo eleitoral". Muito irá ter Gomes Jr. de pactuar com os militares se quiser Governar um dos mais difíceis Estados africanos e onde o narcotráfico tem mostrado ser rei, como acusam algumas diferentes Organizações internacionais e os EUA.

Entretanto vamos aguardar pelos próximos desenvolvimentos, nomeadamente, daqueles que virão do PRS e do seu líder que tinha afirmado não aceitar os resultados porque havia indícios de manipulação. Vamos esperar pelas declarações que Kumba Yalá irá fazer hoje à tarde.

Sem comentários: