24 outubro 2008

Lusofonia sem fronteiras

(imagem daqui)

"Aqui está uma matéria para reflexão, análise e debate entre os povos que têm no Português a sua forma de comunicação e fazem, alguns, da máxima de Fernando Pessoa, a sua identidade pátrio: a Língua.

A matéria que a seguir se reproduz uma parte foi retirada do blogue
Alto Hama, de Orlando Castro, um bom colega e amigo das lides e deste portal e teve por base um blogue de debate lusófono da Associação Portuguesa de Cultura Afro-Brasileira (APCAF), “LSF – Lusofonia sem Fronteiras”.

Por certo que alguma da matéria ali tratada será alvo, e ainda bem que o seja, porque será sinal de debate, de contestação e, nem sempre, pela forma mais cortês. Mas como local de debate que parece querer ser, deverá ser visto sempre nesse prisma.

Segundo Orlando Castro, a “Plataforma «Lusofonia Sem Fronteiras» nasce da necessidade de reestruturar o diálogo acerca da lusofonia, forçando o poder político a agir de acordo com um princípio que é enunciado mas não é colocado em prática.

A lusofonia é muito mais do que as estratégias comerciais e políticas dos países da CPLP, e tem uma dimensão cultural maior do que a velha exportação portuguesa para os países de língua portuguesa. Há hoje o caldo social e cultural necessário para se falar de uma nova identidade lusófona, feita de contactos culturais e humanos, em condições diversas, inconsciente mas profundamente dinâmica. (...)
" (pode continuar a ler aqui ou aqui).
Publicado na rubrica "Lusofonia" do , de hoje

1 comentário:

Orlando Castro disse...

Meu caro,

Deixa-me esclarecer que o meu papel foi o de ajudar a divulgar a iniciativa. Nada mais do que isso. Aliás, tal como o Alto Hama, também o Pululu é referido no bloque da LSF.

Kdd