05 setembro 2008

"Desastre total"?

Como é possível que tanto dinheiro gasto com a CNE e as eleições – mas não com os partidos que são, juntamente com o Povo, a base das eleições – e ainda antes do final da manhã já vozes autorizadas afirmem que, pelo menos em Luanda, o pleito eleitoral esteja a ser um desastre!

Primeiro foi Luisa Morgantini, a representante oficial dos observadores da União Europeia a denunciá-lo ao classificá-las como um "desastre" e uma "péssima" organização nas assembleias de voto de Luanda que visitou, nomeadamente na Boavista e no Cacuaco, acrescentando que verificou-se, ainda, "pequenos problemas" noutros pontos do país.

Um dos casos mais lamentados pelos observadores e já aqui referido prendeu-se com a secção de voto onde o Presidente colocou o seu, pelo facto de obrigarem os votantes a esperarem
90 minutos!!!! que José Eduardo dos Santos e esposa o fizessem!!

Também o líder da oposição, Isaías Samakuva, presidente da UNITA, lamentou o desastre eleitoral que está a decorrer no principal centro de voto do País, Luanda. Segundo este líder o voto na cidade da Kianda está a decorrer inaceitavelmente "
com grande confusão" e que tudo pode vir a tornar-se num "completo desastre".

A prova que nem tudo está a decorrer bem prende-se com o facto da CNE já vir admitir o prolongamento da votação. Como Orlando Castro refere no seu “
Alto Hama” parece que alguém quer alargar a votação para mais um dia. Um facto que não conseguiram na Assembleia Nacional, tentam-no por via pouco democrática!

Como alguém hoje comentava, estava tudo a decorrer bem demais. Mas já caímos na "Angola real".

O que vale é que os angolanos nunca perdem o bom-humor como prova a anedota que já corre no País sobre o “passamento” de dos Santos (lagarto, lagarto ou ainda me acusam de homicídio) e a sua nova residência a escolher entre o Paraíso e o Inferno.
Depois de analisar com ponderação os dois lugares dos Santos decidiu-se pelo Inferno mas quando lá regressou teve uma surpresa que contrariava as perspectivas iniciais.
Quando lá foi da primeira vez ver tudo era verde, só campos de golfe, os amigos bem aperaltados, comida de topo e dinheiro a rodos…
Mas quando voltou viu-se no meio de um enorme terreno baldio cheio de lixo e com um cheiro horrível, os amigos com as roupas rasgadas e muito sujas catando o entulho e colocando-o em sacos pretos, por vezes se pegam á porrada na disputa de pedaços de comida podre.
Ao questionar o diabo como era possível tais alterações, este respondeu-lhe ironicamente que…
- Ontem estávamos em campanha. Agora, que conseguimos o seu voto... eis a realidade.
.
Que esta realidade seja só anedótica e o Povo angolano possa, enfim, sair da miséria que alguns lhe colocaram nestes mais de 30 anos pela frente!

Ainda estamos a tempo de arrepiar caminho e reverter o Desastre total! Assim o queiram os angolanos, assim o exijam!

Sem comentários: