20 julho 2008

Mas será que o Islamismo o aguentará?

(Tão amigos, mas de costas voltadas...; foto daqui)

Kumba Yalá (ou Ialá) Kobde Nhanca, líder do PRS, acabado de regressar de um auto-exílio em Marrocos, onde, supostamente, terá estado a aprender árabe para voos futuros, e depois de anunciar à chegada que não seria candidato a primeiro-ministro, nem agora nem futuramente, acabou de se converter ao islamismo, na passada sexta-feira, dia habitual dos crentes islâmicos orarem, adoptando o nome de Mohamed Ialá Embaló.
Há primeira vista nada de especial teria esta conversão de um animista, convertido ao cristianismo e licenciado em Teologia, revertido ao animismo pouco antes das eleições presidenciais que viria a ganhar por larguíssima margem, em se converter ao islamismo. Só os imobilistas e os idiotas não mudam.
Mas se pensarmos que as eleições legislativas estão muito próximas e que apesar do senhor Ialá ter afirmado que o senhor João “Nino” Vieira é o seu presidente, não devemos esquecer que o mesmo senhor Ialá atestou que nunca reconheceria as eleições presidências que deram a vitória a “Nino” Vieira por ter sido destituído de forma fraudulenta e anticonstitucional no golpe militar de Setembro de 2003.
Por outro lado porque adoptar o sagrado nome do Profeta, tal como muitos outros quando se convertem? Que eu saiba no islamismo e na língua árabe há outros nomes facilmente adoptáveis e pronunciáveis pela população e pelos crentes.
Sabendo que cerca de 46% da população Bisssau-guineense é islamita, nada mais previsível que Ialá se estar a preparar para voltar ao poder da forma que ele considera mais ajustada com o seu curriculum: a Presidência! Nada menos que isso…
Por isso ele afirmou e reafirmou que mesmo que o PRS ganhe as legislativas não será o Chefe de Governo…

Sem comentários: