17 julho 2008

Chiwale apresenta autobiografia

Samuel Chiwale e a Sextante Editora apresentam no próximo dia 24 de Julho, na Livraria FNAC-Chiado, Lisboa, o livro autobiográfico "Cruzei-me com a História", com apresentação de João Soares.
Este é mais um contributo para a nova História de Angola onde se cruza a ancestralidade do apelido Chiwale (um título nobiliárquico que significa, conforme explica no seu livro, "o indivíduo encarregado da vestidura do rei [do Bailundo, Mbalundu)] aquando da sua ontronização") a sua vida político-militar enquanto guerrilheiro perseguido na Angola colonial (a foto que dá capa ao livro foi retirada dos arquivos da ex-Pide/DGS), até à sua passagem para a galeria dos fundadores e uma das reservas morais da Nação Angolana.

1 comentário:

JC Abreu dos Santos disse...

... que,
O sr. general Samuel Chiwale publicou as suas verdades.
Fez ele muito bem. E os povos, d'Aquém e d'Além Mar, agradecem.
É sempre tempo para aprender mais qualquer coisa.
Mas, já agora, façam favor de ler, também - e na íntegra -, o capítulo «Operação "Madeira"» (pgs.379-422) - designadamente no Tomo I, Livro 2, do 6º volume da «Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África (1961-1974)», editado em 2006 pelo Estado-Maior do Exército Português.
Isto, no que respeita a uma publicação oficial, recente, portuguesa. Porque outras há, mais antigas, privadas, e também muito politicamente incorrectas no
que se refere a "verdades" pós-abrilinas.