27 junho 2008

Mugabe marimba-se para os reparos do Mundo

(será que o "plebiscito" de hoje lhe dará uns singelos 99,9% de votos a favor?)

O Mundo apostrofa, exige democraticidade, eleições transparentes, respeito pelos Direitos Humanos, enfim, o normal de “blá-blá-blá” quando se limitam só falar e nada querem fazer – no Zimbabué ainda não parecem ter descoberto petróleo...
E Mugabe responde que do poder só o tira quem lá o pôs! Não, nada disso, segundo Mugabe não foi o povo, foi Deus!
Actuais e antigos e respeitados líderes africanos alertam para os perigos que a situação no Zimbabué pode provocar no Continente, em geral, e na sub-região austral, em particular, que o senhor Mugabe não dá ouvidos a ninguém, nem à União Africana, porque quem lá o pôs é o único que o pode de lá tirar; Deus!
A SADC, a principal interessada em não deixar descambar a estabilidade, mesmo que um pouco precária depois da crise xenófoba da África do Sul, parece não saber o que fazer.
Reúne-se em Mbabane para discutir a questão do Zimbabué e a situação criada com a renúncia de Tsvangirai em disputar nas actuais condições infra-humanas a 2ª volta das presidenciais e depara-se com a não presença do mediador, o presidente sul-africano Thabo Mbeki.
Surpresa? Só se for para alguns.
Mbeki nada tem feito para ajudar a acabar com o actual estado de coisas no Zimbabué. E também não seria ontem que o faria sabendo que, nesta altura, o outro galo do poeiro SADC, Angola, está mais bem posicionado junto de Mugabe que o próprio Mbeki pelo que a sua não prsença não terá sido uma crítica velada ao amigo Mugabe mas um evitar desastre diplomático que pudesse ocorrer durante a reunião com a possível ascendência tutelar de Angola.
Não esquecer, também, que Mbeki está em fim de mandato presidencial, não soube gerir a crise de xenofobia no País, e está a ser fortemente contestado em certos sectores do ANC e pelo novo líder deste partido e presumível candidato presidencial Jacob Zuma que não o tem poupado, bem assim pelo arcebispo Desmond Mpilo Tutu e pelo Mais Velho Nelson Rolihlahla Mandela.
Perante este cenário é natural que o candidato resignatário Morgan Tsvangirai tenha solicitado à comunidade africana “mais velha”, mais concretamente a antigos e ponderados líderes, que tentem arranjar uma solução para a questão zimbabueana e que impeça Mugabe de se continuar achar o “Redentor” pátrio!
Que a sexta-feira 29 de Junho, que Mugabe persiste em que se realize as eleições, tornadas num plebiscito, não se torne na mais sangrenta sexta-feira da história de África. Já basta aquelas que houve em tempos passados!

2 comentários:

Anónimo disse...

Só tenho uma palavra para dizer sobre o Sr. Mugabe e sua teatra reeleição: VERGONHA!!!

Guilherme Freitas
www.blogdacomunicacao.com.br

goiaba disse...

O Sr.Mugabe merece repúdio e desprezo mas os seus apoiantes não são melhores - estão a ver-se ao espelho e têm mêdo de ver o seu "enterro" no funeral do outro.
Que pena não haver quem promova um verdadeiro funeral!