07 maio 2008

Bob Geldof abriu o livro...

(Foto do portal do activista/cantor)

"O activista irlandês reconhecido mundialmente desde o “Live Aid”, de 1984, e “Live 8”, de 2005, por causa da fome em África, em geral, e na Etiópia, em particular, onde milhões pereciam (E AINDA MORREM!) por falta de alimentos esteve hoje em Lisboa onde proferiu algumas palavras num colóquio "Desenvolvimento Sustentável - Fazer a Diferença", que pelo seu conteúdo e oportunidade, e apesar de alguma hipocrisia com que, ultimamente, se tem pautado as suas actuações e actividades, não devem passar em claro.
Sobre a fome – ainda e sempre devido à
pobreza e má-gestão –, Geldof alerta para um assunto que também eu abordo num artigo a publicar brevemente no Correio da Semana, de São Tomé e Príncipe. As guerras deste século serão devidas e travadas pelos recursos alimentares, a que completaria com, igualmente, os recursos hídricos.
Geldof, criticando o exemplo da Europa, onde, como ele afirma “
pagamos impostos para produzir, pagamos impostos para armazenar e pagamos impostos vergonhosos, imorais, abjectos para destruir comida em excesso” deveria evitar que, 25 anos depois o activista tivesse, de novo, de gritar algo que não pensava ter de o fazer agora “ ´Feed the World` (Alimentem o Mundo) ”.
Já quando questionado sobre Angola, Geldof atirou uma frase dura para o regime e para os governantes nacionais, forçando, inclusive, ao abandono da sala do embaixador Assunção dos Anjos. Geldof, sobre o Desenvolvimento económico do País, atirou que "
Angola é gerida por criminosos". Tão simples, quanto demasiado – talvez um pouco, porque não deve conhecer a realidade no seu todo – directo. (...)" (continuar a ler aqui ou aqui)

Publicado no , "Colunistas", em 6-Maio-2008 sob o título "Bob Geldof abriu o livro... esperemos que não seja tarde!"

Sem comentários: