31 março 2008

SADC considerou-as livres e transparentes…

… quanto mais não seja porque foi registado pelos membros da SADC que as urnas eram totalmente transparentes!
No resto constata-se que as eleições foram um “fiasco” para o poder dado a enorme afluência às urnas e o facto de todos os observadores, incluindo a “insuspeita” Comissão Nacional de Eleições (ZEC), totalmente dominada por Mugabe, reconhecer, ao contrário do inicialmente previsto – ainda antes das eleições terem acontecido –, o empate técnico que se verifica entre a oposição do MDC e o ZANU-PF, já com 12 eleitos cada.
É claro que se os militares e polícias, que, nos últimos dias, tanto afirmaram que não permitirão outro vencedor que não Mugabe, impuserem a sua vontade, o Parlamento zimbabueano continuará a ser dominado pelo ZANU-PF e pelos amigos de Mugabe, dado que este tem prorrogativa de eleger alguns dos deputados. Mas, ainda assim, dificilmente conseguirão obter a maioria qualificada que tanto desejam para alterarem a actual Constituição.
Vamos aguardar serenamente os resultados que só deverão ser definitivamente afixados no próximo dia 4 de Abril pela ZEC.
Até lá, a vitória reclamada pela oposição poderá ser cozinhada à vontade de Mugabe e da sua ZEC, salvo se, desta vez, os dirigentes afro-austrais mostrarem, inequivocamente, o cartão vermelho a Mugabe e lhe afirmarem que não aturarão mais fraudes como as verificadas nas eleições de ontem.
O problema é que quem comanda os observadores da SADC vai a eleições em breve e também não as quer perder…

Sem comentários: