06 março 2008

As maiores cidades “lixocráticas”…

(Entre maravilhosas imagens de uma bela capital maputense, esta imagem aqui)

Sob o título “Maputo, capital da República “lixocrática” de Moçambique”, o jornal electrónico moçambicano (versão em PDF) “O Observador”, na edição 171, de amanhã, e citando um trabalho da revista “Forbes” detectou que Maputo, é a 23ª cidade mais suja do Mundo, mas com as "/des)honrosas" companhias de Luanda, (22ª), Moscovo (14ª), Dar-es-Salaam (Tanzânia), em 12ª, Brazaville, (10ª), Antananarivo (Madagáscar), em 3ª, Ciudad du México, como 5ª, Adis-Abeba (6ª) e Mumbai (7ª), estão entre as 25 cidades mais sujas do planeta, numa lista liderada por Baku, Azerbeijão.
Por isso não surpreende que nas últimas chuvadas registadas em Luanda, já esta semana, tenham ocorrido, e para não variar, novas e contundentes cheias e que também, trouxe, como já é habitual, a falta de luz e água potável.
Capapinha foi-se embora mas o sistema mantém-se…
Com a devida vénia deixo-vos o artigo d’O Observador para meditarem e deixarem os comentários que acharem mais pertinentes.
"A capital moçambicana, que não vê a maior parte dos seus prédios pintados desde o dia da Independência nacional, é a 25.ª cidade mais suja do mundo, segundo revelação feita recentemente pela revista norte-americana ”Forbes”. Maputo é secundada por cidades como Luanda, Moscovo, Antananarivo e México. E, como diz o outro, se o País é a capital, e o resto é paisagem, então a quantidade de lixo existentes em Maputo reflecte o actual estado das dez províncias que compõem o território nacional."

2 comentários:

Orlando Castro disse...

Mas agora vai melhorar com a visita de Cavaco Silva. Consta que uma das exigência de João Gomes Cravinho foi mesmo a de limparem as ruas por onde passará o presidente das ocidentais praias lusitans.

Kdd.

Anónimo disse...

Coincidência... ou não.

Chonga Maputo já é uma realidade
06/03/2008

Depois de no dia 14 de Dezembro findo o Programa Moçambique em Acção da STV e o Conselho Municipal da Cidade de Maputo terem lançado o projecto Chonga Maputo, ontem tornaram-no realidade. O mesmo tem como objectivo pintar, numa primeira fase, 10 prédios da capital pré-seleccionados, através de uma campanha de sensibilização para a consciencialização e mobilização de todos os citadinos, instituições e a sociedade em geral a comparticiparem no resgate da beleza da cidade que ao longo dos anos se foi perdendo. É preciso valorizar o património comum!

Redacção