21 janeiro 2008

Se isto é democracia…

(imagem "roubada" aqui)
Há alturas em que quaisquer comentários adicionais são desnecessários.
Cada um leia e medite a carta anónima (sê-lo-á porque não está assinada, mas o conteúdo parece indiciar que não os seja) que a seguir transcrevo (sem alterações) e que me foi enviada por William Tonet.
Se isto é o espírito democrata e mostra o quanto o País está preparado para eleições…
Ah! e já agora interessante as palavras do Ministro da Defesa Nacional, durante um comício, por certo partidário dado que é comício, e que são citadas aqui e confirmadas no Club-K por um leitor do Lubango.
Num País democrata este Ministro já tinha arrumado o seu Gabinete e dado lugar a outro, porque é inconcebível, num Pais democrático – até em ditaduras, que não é o caso de Angola, lógico, – que alguém fale como parece ele ter falado, mas…

AVISO PARA PARAR! QUEM AVISA AMIGO É

Ao
Senhor William Tonet

Nós só lhe queremos avisar que o senhor tem estado a pisar o risco vermelho, por muitas vezes, principalmente contra os generais e alguns dirigentes deste país.
Você se coloca como advogado dos ditos autóctones, mas fique a saber que estes não lhe vão ajudar quando te tomarmos medidas drásticas.
A sua raiva, não deve ser atingida a todos nós pois não temos nada a ver se o senhor foi ou não reconhecido pela Presidência da República, pelo que fez no Moxico, nos acordos do Luena e onde se diz haver uma dívida para consigo.
Se é isso deve resolver junto de quem lhe deve e não meter-se connosco e denegrir a nossa imagem.
Somos militares e oficiais superiores e ainda mandamos neste país e podemos mais tarde ou mais cedo aplicar-lhe medidas activas, pois estamos fartos das suas critícas e denúncias contra nós.
Por outro lado só queremos lhe avisar também para parar por não adiantar continuar a ser advogado do seu amigo Miala, pois ele está a sentir o peso do nosso poder.
O poder de quem manda mesmo neste país.
O nosso poder real e efectivo. Por isso lhe avisamos que não vai haver lei, para lhe defender, por termos o controle de tudo e de todas as instituições.
Ele vai ficar mesmo lá. Preso e não vale a pena sonhar que o comandante-em-chefe lhe vai safar.
Quando você defende o Miala apostou no cavalo errado pois ele não se importará amanhã de lhe fazer mal, de trair, como fez a muitos de nós que o ajudamos no passado e, no final queria tirar-nos o nosso dinheiro e desgraçar a vida das nossas famílias.
Ele está a pagar a ousadia de tentar desvendar a vida dos outros inclusive do camarada presidente e agora parece que lhe está a utilizar e ao seu jornal, como se ele fosse a vitima.
Não é vitima. Ele sabe o que fez e sabe que iríamos reagir desta maneira, para salvaguarda do poder real.
Por aí você já pode ver que está a ser utilizado, por um homem que nunca mais vai ser ninguém neste país. Assim estás a ser burro, pois ele não vai te dar os milhões que te prometeu, porque vamos lhe tirar tudo, o mesmo que nos queria fazer.
Ele vai andar na rua da amargura, por ter tido a ousadia de querer mostrar ao mundo que é o mais honesto de todos e os outros é que roubam, então vamos lhe mostrar que também sabemos fazer as coisas, mais do que ele pensava e fazendo recurso a própria lei, que hoje controlamos. Não é a toa que nos principais órgãos da Justiça, tais como a Procuradoria Geral da República, o Tribunal Supremo e mesmo o novo Tribunal Constitucional, temos a sua testa generais, que têm primeirode cumprir as orientações militares e só depois discutir, se tiverem tempo.
Ele estava a pensar que era intocável e está atrás das grades. Está bem preso e já vai com sorte porque não o matamos, mas se você não parar pode ter a certeza que é lá onde você poderá ir também ou para outro sítio pior. Como quem avisa amigo é aconselhamos a parar com a tua assanhadice de quereres ser herói, pois fica a saber que aqui os heróis morrem mesmo.

7 comentários:

Anónimo disse...

Caro amigo.
A carta assusta. Esta missiva foi escrita pelo primeiro ministro de Angola e endereçada à um cidadão angolano?
Pois eis que este governo ganhou um desafeto.

Anónimo disse...

E quem fala assim não é gago...Não manda dizer por ninguem.!

Anónimo disse...

Palavras para quê...

Isto é, e será a futura democracia em Angola.

Anónimo disse...

campeonato eleitoral bantu: Quénioa 1 - angola 0.
Eis o conde Drácula e Átila, nos renascimentos da cultura milenar, feiticista africana. Eis os verdadeiros presidentes de Angola, os generalizados generais José Maria e Copelipa.
Na imposição da democracia da escravatura africana, rumo ao neocolonialismo. No Quénia está a continuação da nossa luta, porque a África do Sul já inicia os famosos cortes de enrgia eléctrica, a caminho da miséria. Que viva para sempre o grande crash da democracia negro-bantu angolana.

Anónimo disse...

Isto é: não existe e nunca existirá democracia! Quem comanda Angola é um triunvirato. São os generais José Maria, Copelipa e Ledi. Qualquer deles é mestre na arte da boçalidade e da mortandade. O José Maria e o Ledi são famosos e extremamente perigosos porque despacham quem lhes apetece para o mundo dos mortos. O Ledi, não se sabe como, mas consegue arranjar milhões de dólares e constrói em qualquer local de Luanda... com os chineses. Apodera-se dos terrenos e legaliza-os como fez agora o presidente do Quénia. Os dois, mais o Copelipa detêm de facto o poder e a seguir eliminarão o presidente José Eduardo dos Santos. É assim que está na História Universal. Quando uns meros soldados ascendem rapidamente a generais querem o resto do poder, todo, porque o poder quando é protagonizado por generais que se intrometem no poder político, também eliminam quem já lá está. Tal e qual como Drácula, Atila e Nero.
Que vivam para sempre os ensinamentos do Quénia. A África do Sul caminha a bom contento… a energia eléctrica já funciona à angolana… o triunvirato cumprimenta-se. Viva o crash democrático da bolsa dos generais. O triunvirato assassinará José Eduardo dos Santos.
Upanixade

Anónimo disse...

Corram e soltem seus cães de guerra , pois sinto o chão tremer e não serão sua patente que os sustentará caros fantoches fantasiados de generais, suas fardas são fantasias, pois seus feitos são pura auto promoção maquinadas por enumeras articulações mafiosas.Não precisam conspirar para matar o Presidente, pois a lei divina trata de destrui-lo vagarosamente todos os dias, e tenho pavor de imaginar o que esta reservado para voces.Não há mal que dure para sempre, fiquem mesmo embebecidos com o poder que acham que possuem, pois no seio de seus relacionamentos conspiratórios está sua derrota, não acredito tenhas escrito uma linha da carta acima, pois são iletradios e analfabetos funcionais, o assessor que redigiu também foi infeliz , pois mostrou seu adestramento letal, desprovido de qualquer senso democrático.Precisamos de um pronunciamento claro do Sr. Tonet por conta de desta avaladora campanha de difamação.

Anónimo disse...

SALVEMOS A NATUREZA

Caros e Admiráveis Camaradas.

Nós, filhos do mesmo pai e da mesma mãe, nascidos em anos, meses, e localidades diferentes, por consequência de factores de vária ordem, não deixamos de evocar o bom nome dos nossos queridos progenitores, que desde o nosso nascimento, crescimento, até atingirmos a idade adulta, jamais nos esqueceram por todos os sacrifícios, obstáculos que tiveram e viveram para nos sustentar, e por essa razão, dignificamos o seu bom nome, costumes, origem e para também sabermos nos identificar como descendentes dessa família. Somos da nossa casa e sentimo-nos orgulhosos quando nos identificarmos.
Também entre nós, não há nem racista, tribalistas ou xenófobos, identificamo-nos também quando nos perguntam ao telefone ou em conversa, pela nossa cor, e respondemos aos curiosos interrogadores dizendo que as nossas cores são preto, amarelo e vermelho. E logo, por parte do interessado, cai um ensurdecedor silêncio. Pois bem, como podemos ver, somos de facto do mesmo ventre, muito embora se saiba que na barriga das nossas mães, alguns de nós herdaram o bom ou o mau feitio do tio materno, ou do avó paterno, como dizem as mães, etc. Mas isso no seio da família não dá o direito de nenhum de nós achar-se mais filho e tentar considerar os demais irmãos do mesmo ventre como sendo enteado. Aí não, temos imediatamente de repreende-lo pelo mau comportamento.
SALVEMOS A NATUREZA.
Porque nos acharmos mais desenvolvidos ou espertos que os nossos irmãos, sem antes medirmos os efeitos e causas negativas que as nossas atitudes podem causar no futuro?
Porque desesperadamente pensar que nossas ambições se não forem implementadas o mundo vai desabar? Porque andarmos endeusados, enquanto nem todo-poderosos somos?
Então, Salvemos a Natureza e todos os que nela habitam.
Os dois grandes males, que dias após dia colidem com a nossa sociedade chamam-se, Querer e Poder. E é isso que infelizmente, muitos dos nossos queridos camaradas, de fraca consciência humanista, angolanista, mepelanista e até mesmo política, padecem.
SOMOS TODOS DA FAMILIA MAIS FORTE, e chegará um dia em que muitos descendentes do nosso ventre, serão arrumados nas prateleiras, para nunca mais daí saírem até um dia definitivamente, serem substituídos, deserdados, excluídos do seio da nossa magna família.
Salvar a Natureza, significa não cortar as árvores que nela encontramos, não desequilibrar o Eco Sistema, não destruir o meio ambiente e nem sequer deixar de saber, que por essas aventuras descabidas e desesperadas pelo fácil ganhar, muitos locais deste pais, foram invadidos por devoradores nossos, usando no habitat animal, cercos ou demarcações cerradas, tocando nesses pontos, músicas altas, fumadas, e outros tipos de invasões e/ou violações de vária ordem, sem com isso terem em consideração os efeitos negativos que dai se produzem contra os viventes do nosso próprio pais.
Não basta apenas, ouvirmos dizer lá de fora, que a nova fórmula do futuro que o ocidente descobriu de amealhar cifrões, seja por via do Bio Diesel. É com muita técnica e patriotismo demonstrado que vamos procurar encontrar locais propícios para o efeito, sem prejudicar, nada e ninguém de forma desmedida. Lamento até, como é que os nossos técnicos, e muitos deles meus colegas, que por serem amigos íntimos dos nossos ditos irmãos mal comportados, não os assessoram tecnicamente para os fazer perceber de todos riscos que o nosso próprio país vive a cada vez mais, estando sendo alvo de queda livre e a mergulhar em velocidade assustadora.
Todos nós sabemos o que significa Bio Diesel. Não é requerermos 50.000ha/ 80.000ha de selva virgem, que nos dá a possibilidade de produzirmos os desejados produtos agrícolas para nos darem a derivação para o Bio Diesel. Sim é, sabermos como exactamente e onde podemos nos instalar para o efeito, sem invadir ou usar a ignorância dos nossos camaradas leigos em matéria de conservação da natureza e do meio ambiente para certas finalidades.
As áreas pretendidas pelos nossos camaradas para as demarcar apenas e orientados por simples análises pelos mapas do IGCA, que superam a dimensão de vários países do Mundo, deve ser imediatamente cambiada para locais certos e acertados, visto as áreas de Malange e Huila, possuírem riquíssima e rara vegetação, que mesmo o próprio colonizador, poupou em destruir ou ocupar. Há inclusive animais raros, mais como o nosso pais ainda não tem laboratórios suficientes para catalogar e centros de investigação a altura, … Vamos Salvar A Natureza. Bons dias virão para muitas raridades biológicas serem descobertas e publicadas. Cientistas de grandes nações, estarão entre nós e todos certamente teremos grandes benefícios resultantes dos estudos e não apenas o que alguns poucos mal comportados do nosso ventre querem fazer. Cuidado meus camaradas…
Matéria sobre fomento agrícola e outros incentivos projectados, em pouco ou nada resultaram. E porque nos arriscarmos nesse tipo de produções sem antes pensarmos no de comer que até hoje não é suficiente para todos?
E se de facto hoje os israelita e franceses desenvolveram zonas desérticas em terras aráveis; e se os nosso devoradores camaradas dizem ou exibem o seu poder económico, porquê não empregar tais valores em tecnologia moderna evitando conflito?
Não é entre as localidades da Cangandala, Jamba Mineira, Kuvango e Caiundo, que os nossos altos dirigentes, induzidos em erro, se vão instalar nesses locais para esse fim.
Nós precisamos de substituir o raciocínio do ser humano, em que deve um bem ser e jamais um mal, a lavoura de ciclo anual, que não faça nenhum dano á morada do reino animal.
Vamos querer mudar o conceito do progresso por todos aceite, não tendo tanta cimentação. Vamos logo fazer o possível para não termos um fim horrível. Façamos logo a restauração dos locais ecologicamente destruídos por nós mesmos.

Luanda aos 25 de Julho de 2008