17 janeiro 2008

Ricardo de Mello, sinónimo de Liberdade

"Há 13 anos, Ricardo de Mello, director do jornal “Imparcial Fax” era assassinado em Luanda. Tal como com outras vozes incómodas, o “móbil do crime” foi furto ou similar, como, por exemplo, “saias”. Só que 13 anos depois as dúvidas continuam e o crime ainda está por ser, clara e inequivocamente, um não enigma.
Tal como Ricardo de Mello, também Mfulumpinga Victor, o então líder do PDP-ANA, foi assassinado à porta do seu escritório, e, tal como Ricardo de Mello, o móbil do crime – hediondo como todos os que são perpetrados como o foram os dos dois – foi o roubo do seu todo-o-terreno, vulgo, jipe.
Entre os dois crimes passaram-se 10 anos. Nos dois crimes, duas vozes incómodas foram silenciadas e ainda hoje as autoridades se escudam no móbil do roubo para não “conseguir” descobrir os verdadeiros culpados. (...)
" (pode continuar a ler aqui)
Artigo publicado n', ed. 137, de 18 de Janeiro de 2008 sobre os 13 anos da morte do jornalista angolano Ricardo de Mello

1 comentário:

Anónimo disse...

Ricardo de Mello os HERÓIS NUNCA MORREM


Foi na madrugada de 17 de janeiro para 18 há 13 anos atrás, no dia do meu aniversário que o Ricardo de Mello Director do Imparcial Fax foi tirado de circulação...
Resta-me apenas a lembrança do meu querido pai... e a magoa pela forma brutal que usaram para faze-lo calar justamente no dia em que eu completei os meus 15 anos de idade...
Muito tempo passou mas há coisas que nem o tempo consegue apagar...


Ass:

Norma de Mello