19 janeiro 2008

Quando antecedentes tornam os acidentes estranhos…

(imagem Club-k)

Em circunstâncias normais diríamos que, infelizmente, um acidente aéreo tirou a vida a 13 pessoas na província do Huambo após a aeronave ter chocado com uma montanha.
Em circunstâncias normais unicamente escreveríamos que entre as vítimas estaria o proprietário da companhia Tropicana (a rede Globo e o jornal português Correio da Manhã afirmam que a companhia aérea privada se chamaria “Gira Globo”) a quem pertencia a aeronave acidentada, Valentim Amões.
Isto tudo seria em circunstâncias normais e a única coisa que deveríamos fazer era lamentar o acidente e as vítimas.
Pois, como digo, tudo isto seria em circunstâncias normais.
Mas quando a vítima era uma das personalidades em ascensão no MPLA; próximo de Francisco Miala, através do projecto filantrópico "Criança Futuro", cujo o patrono é precisamente Miala e que parece estar, tal como outros responsáveis do projecto, sob ameaças de morte por carta anónima; foi um dos homens que aproximaram a África do Sul e Angola, em 1996; ou quando a vítima estava referenciada como um testa-de-ferro em determinados negócios de Jonas Savimbi e do Galo Negro antes da refrega eleitoral de 1991 entre o Governo e a UNITA; torna o acidente um pouco estranho.
Como é estranho que, apesar da zona ser pouco acessível por via aérea e estar mau tempo – segundo uma rádio portuguesa um helicópetero da Força Aérea Angola acabou também por se despenhar na zona devido ao mau tempo, mas felizmente sem vítimas – é estranho que as forças de resgate ainda não tenham chegado ao local, ao contrário dos populares e que a assessora de informação da Empresa Nacional de Navegação Aérea (ENANA), em informação ouvida numa rádio portuguesa, diga que não foram 12 as vítimas – inicialmente eram 10 as anunciadas – mas 13 pessoas apesar de ainda ninguém ter lá chegado. Para quem não tem provas visuais está bem informada.
Realmente face as incongruências e às circunstâncias que antecedem o acidente tornam-no, no mínimo, estranho.
Não quero acreditar em bruxas nem em teorias de conspiração, mas…
Publicado no , de hoje, secção "Colunistas".

2 comentários:

Orlando Castro disse...

Coincidências? Talvez.

Que alguém cumpra, se as coincidências deixarem, a promessa de Amões de contribuir para a erradicação da pobreza e da miséria em Angola.

Kandandu

Azul Diamante azul disse...

Éu admiro-me é como não caem mais aviões por aí