31 dezembro 2007

Ano velho… pruridos velhos

As consciências, mesmo que pseudo-sublimares, costuma a emergir, muitas vezes, quando o Ano acaba ou quando emerge um Ano Novo.
E o final de 2007 não poderia fugir à regra.
Houve muito tempo para que um assunto ignóbil, não só para África como para a Humanidade, chamado “Darfur” fosse devidamente tratado e pouco se fez, exceptuando-se algumas vozes. Até na Conferência UE-África quase passou despercebido.
Mas para que a Humanidade possa passar em festa o seu final de Ano uma força híbrida conjunta das Nações Unidas (ONU) e da União Africana para o Darfur (UNAMID) decidiu assumir hoje o controlo das operações no oeste do Sudão, quase cinco anos após o início do conflito que já provocou algumas centenas de milhares de vítimas e cerca de 2 a 3 milhões de deslocados.
Por isso, numa cerimónia realizada em Ai-Facher, capital da região do Darfur, a nova força híbrida (ou mista, como simpaticamente agora lhe chamam) da ONU e da UA, com cerca de 26.000 soldados, passou a substituir os 7.000 militares da missão africana no Sudão (AMIS), destacada até agora no território.
Pelos vistos os tais helicópteros que entravavam o avanço da força híbrida já apareceram…

1 comentário:

Unknown disse...

que 2008 páre o massacre no Darfur, já que os homens não o conseguem....