11 outubro 2007

Os difíceis sapos dos britânicos

(não querem? tomem...)

"Se há uma que os ingleses têm dificuldade de engolir é dar razão a terceiros, mesmo que vejam e saibam que estes têm razão.
Tem sido assim com o Reino Unido ao longo da História e dos sucessivos conflitos onde entrou – relembremos que, na libertação de Paris, não queriam aceitar DeGaulle e tiveram de o engolir no alto dos seus quase dois metros, facto impostos pelos norte-americanos –, nos diferentes convénios internacionais – não queriam a CEE (e também não era bem quisto) – pelo que criou a EFTA onde liderou até se decidir, por fim e com cláusulas por si aceitáveis, pela CEE/UE, ou sentir que, por vezes, não tem domínio na “sua” Commonwealth.
Para complementar estas difíceis digestões os ingleses têm agora mais duas: Robert Mugabe e Madeleine McCann. Depois de tanto terem insultado a polícia portuguesa e a alguns especialistas portugueses sobre a sua posição face ao casal McCann, quase provocando um “conflito” diplomático que a eterna subserviência lusitana à velha Albion levou Ministros e magistrados a demitirem um coordenador judicial por, eventualmente, ter dito algumas verdades não diplomáticas numa entrevista a um matutino lisboeta que provocou largas cólicas aos súbditos comunicacionais de Sua Majestade, eis que estes vêm, agora, mas muito discretamente, dizer que, afinal, a polícia portuguesa tinha razão na tomada de posição que teve sobre os pais da infeliz criança. (...)
" (continuar a ler aqui)
Artigo publicado n' , nº76, de hoje sob o título "Como é difícil engolir Mugabe e McCann"

Sem comentários: