19 agosto 2007

Afrobasket: e à terceira já há surpresas…

(Um pavilhão do Afrobasquete2007 foto ©Afrobasket)

A vice-campeã em título foi afastada da fase final ao perder na terceira jornada com o Egipto por 66-63; o Egipto segue para os quartos do Afrobasquete2007 ficando à espera de companhia que sairá do desafio da noite entre Costa do Marfim e o Mali.
Já Cabo Verde passou aos quartos-de-final após derrotar o Rwanda por 71-62 acompanhando, assim, Angola que vai defrontar Marrocos na sessão da noite, devendo jogar os quartos-de-final com a Nigéria. Duas equipas dos Palop na fase seguinte para bem representar a lusofonia (Angop dixit).
Por sua vez, em Cabinda, Moçambique, o terceiro afro-lusófono e repescada para substituir a Argélia, relegou a vizinha África do Sul (59-58) para o último lugar da série.
Esperemos pela sessão da noite que irá confirmar Angola e Nigéria como vencedores das suas séries – Nigéria já o confirmou depois da vitória sobre a RDCongo por 90-74 –; face a este resultado a RCentro-Africana irá jogar Angola nos quartos. E ficaremos a saber, também, qual a classificação final do grupo D, de Cabinda.

Sessão da noite:

A sessão da noite não trouxe surpresas. Angola venceu Marrocos (108-58) e terminou no 1º lugar da série A enquanto Mali viu Costa do Marfim juntar-se ao Egipto após a vitória dos marfinenses sobre os malianos por 65-63.
No grupo D os Camarões derrotaram a Tunísia por 75-70 acabando o dia com uma surpresa dado que os tunisinos eram favoritos no grupo. No grupo C os centro-africanos derrotaram os liberianos (96-59) e passaram aos quartos-de-final
Assim, os jogos dos 4ºfinal serão como seguem:
Angola - Rep. Centro-Africana; Nigéria - Cabo Verde; Egipto – Tunísia; Camarões - Costa do Marfim.
Para o escalonamento dos 9º ao 16º Moçambique, em princípio, irá jogar com o Mali.

Sem comentários: