29 junho 2007

O eterno antagonismo no Palácio das Necessidades

(Palácio das Necessidades, sede do MNE português; imagem daqui)
Se há algo que mais me fascina é a contínua discrepância que continua a persistir entre os sucessivos Ministros de Negócios Estrangeiros portugueses e os seus Secretários de Estado.
Desta feita é entre o ministro Luís Amado e o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Professor João Gomes Cravinho.
O Ministro diz, ou terá afirmado, que não veria muito interesse na presença de Mugabe na Cimeira África-UE em finais do ano, em Lisboa, por ser um factor de perturbação (na recente entrevista à RTP “Grande Entrevista” – entre os 39’:38” e os 43’:45” –, Luís Amado pareceu ter dado uma reviravolta no pensamento, embora tenha, por vezes, tartamudeado sem claramente esclarecer a sua posição e a posição de Portugal).
O senhor Secretário de Estado parece que terá afirmado que não cabe a Portugal discriminar o Zimbabué – não me parece que tenha sido isso que o seu chefe já terá afirmado, inicialmente, – pelo que terá descartado a hipótese de Portugal, como sede da Cimeira, convidar uns Chefes de Estado e não outro(s).
Não são tão previsíveis?
Relembro-me como eram os antigos antagonismos entre o Ministro, João de Deus Pinheiro, e o seu Secretário de Estado, José Manuel Durão Barroso, e…
E ainda querem que em África – e nos restantes países da CPLP – levem a sério as políticas portuguesas!

Sem comentários: