04 abril 2007

Será que a escravatura já acabou mesmo?

(a moderna escravatura; foto daqui)
"Nesta semana que ora termina comemorou-se os 200 anos da abolição da escravatura em território britânico por ser, segundo a memória anglicana, um fenómeno “contrário aos princípios de justiça e da humanidade e política correcta”.
Isto, apesar de Portugal ter sido o primeiro país a abolir o tráfego de escravos, por decreto do Marquês de Pombal, de 12 de Fevereiro de 1761 (só no continente e nas Índias), mantendo-o, durante ainda alguns anos, dentro das suas restantes fronteiras físicas e políticas, os britânicos, só em 1833, vinte e seis anos depois da promulgação da lei que proibia o tráfico de seres humanos, é que libertaram totalmente os escravos.
Tudo isto de pois de, entre os séculos XVI e XIX, cerca de 10 a 20 milhões de seres humanos terem sido traficados e transaccionados entre África e as Américas, onde, primeiro, ajudavam a plantar o chá e, mais tarde, a manter as produções de algodão e tabaco. (...)
"
Pode continuar a ler este artigo publicado no , edição 109, de 31 de Março, acedendo a partir daqui na secção "Artigos/Correio da Semana"

Sem comentários: