29 abril 2007

Os clássicos de Lisboa e Luanda e como um Benfica é espoliado…

(um futebol da pré-história em que cada treinador disse que a sua equipa jogou para ganhar; olha se não fosse...; a imagem foi furtada algures em tempo longínquo).
Em Lisboa um sensaborão empate entre as “águiasitalianas e os levezinhoslagartos” (1-1) dá, segundo parece os dois primeiros, e únicos?, títulos ao Benfica – um, de certeza, o da "2ª circular"; e o outro deverá ser a Copa BES/Bola – onde o público, apoiando cada um a sua equipa, e com “misturas” entre “adversários” mostrou que aqueles incidentes são tão desnecessários quanto absurdos – uma imagem num órgão de informação televisivo vê-se a Polícia agarrar um idoso de forma pouco correcta (seria efeitos do jogo com o Porto?) – e que se pode ver espectáculo sem se sentir ameaçado.
Já agora em Luanda houve também um clássico entre o actual campeão, 1º de Agosto, e o Petro de Luanda com vitória destes últimos por 1-0.
Estranha-se é o afastamento do Benfica de Luanda – que venceu ontem o Desportivo da Huíla – da última eliminatória de acesso á fase de grupos da Taça CAF-Mandela por eventual incorrecta utilização de um jogador na última eliminatória que teria sido expulso numa partida anterior.
Estranha-se ainda mais que a Federação Angolana de Futebol (FAF) transmita calmamente a informação desta decisão da Confederação Africana de Futebol (CAF) a poucos dias da 1ª mão da última eliminatória “…o afastamento da formação angolana por ter usado o ponta de lança Serge (…) quando o atleta se encontrava suspenso devido à expulsão na partida para a mesma eliminatória diante do Motema Ya Pembe de Kinshasa” e não parecer haver qualquer firme atitude da FAF perante os factos apresentados quando, segundo o relatório “do comissário e árbitro do encontro frente aos congoleses refere que o atleta advertido com cartolina vermelha havia sido Sanches e não Serge.
Será que alguém tinha medo de ver um Benfica nas competições africanas? será que a FAF nada vai fazer e contestar?
Pelo menos espero que o Benfica de Luanda exija responsabilidades nem que seja internamente!
Já agora, as minhas felicitações ao defesa internacional, e meu patrício, Luís Delgado que ajudou a equipa francesa do Metz a subir à 1ª divisão da 2ª liga campeonato francês. Um angolano no "Le Championnat" a que se poderá juntar André Titi Buengo, avançado do Amiens.
E o meu lamento por Mantorras, que mostrou estar com dificuldades em dar os seus reconhecidos piques (talvez fosse do campo estar pesado devido à chuva), não ter conseguido fazer um remate que se visse à baliza de Ricardo... ainda há esperança!

Sem comentários: