22 março 2007

Paiol de Maputo volta a explodir

(pessoas fogem das explosões; foto via TV)
Depois de 1993 (ou 83) e do ano passado, o Paiol de Maputo, próximo do aeroporto e do bairro de Malhazine, onde se sentiu o maior impacto, volta a explodir por razões que, no mínimo, são estranhas.
Segundo o Ministério da Defesa as explosões verificaram-se devido a deficiências eléctricas, mais precisamente, devido a um curto-circuito.
Ora de acordo com informações que obtive de Maputo no local não há energia eléctrica. Mais grave ainda, é o facto deste paiol estar quase em situação de quase total ostracismo desde a retirada do exército colonial, mantendo-se lá, material deste período e material obsoleto da época em que a Frelimo tinha o seu exército.
A ser verdade esta constatação é uma grave incúria.
Incúria essa que já resultou, até ao momento em que estou a escrever e de acordo com informação de Maputo, em 15 mortos oficiais e inúmeros feridos havendo um autêntico caos no Hospital Central de Maputo e na cidade.
.
ADENDA: De acordo com o portal noticioso "Canal de Moçambique" esta é a 2ª (SEGUNDA) explosão em 3 (TRÊS) meses. Inconcebível; como também é inadmissível isto. Ver informações também aqui. Entretanto o último balanço provisório já eleva para 72 o número de vítimas mortais e mais de 3 centanas de feridos.
Até quando os paóis continuarão dentro das nossas cidades?!

4 comentários:

Anónimo disse...

Não sabia dos 'bis'... que falta de respeito com as pessoas da cidade, esta incúria dos 'big bosses' locais!...

Abraço para ti, IO.

Carlos Gil disse...

:-( - não consigo dizer NADA depois do que estou a ler/saber!...
o "deixa andar" continua enraizado, se não conjectura pior...
:-(

Brigida Rocha Brito disse...

Ao que consta, foi digno de filme de terror! E não é caso isolado... no sul da GB a situação é iêntica só que os obuses, minas e material de guerra estão simplesmente espalhados pelo parque florestal e acumulados na entrada das comunidades. Assustador? E pior... não é cenário de filme... é a realidade com que populações convivem no dia a dia. E muito pior... há qem saiba de tudo isto e não faça rigorosamente nada! bjs

Anónimo disse...

Vê este tema e este post no Global (http://www.globalvoicesonline.org/2007/03/26/mozambique-blasts-kill-dozens-in-maputo/)
Abraços