22 março 2007

Assassínio em Nangpa Pass

(Tibete, uma questão política e estrategicamente esquecida; foto ©Nilton Pavin)

Não é o título de nenhum livro policial! Antes fosse!
Somente um vídeo, um impressionante e cru vídeo, que Carlos Narciso nos faculta, no seu brilhante “Escrita em Dia”, num apontamento intitulado “Assassinos de olhos em bico”, já aqui por mim referenciado em Outubro passado, mas que nunca tinha visionado, sobre o “tiro ao alvo” de um soldado chinês desportivamente – provavelmente preparava-se para os Jogos Olímpicos, na modalidade de tiro “Fosso olímpico” – praticado sobre “peregrinos e refugiados tibetanos que tentavam passar para o Nepal e deste para a Índia a fim de se encontrarem com o Dalai Lama” e que os dirigentes chineses, através da agência de notícias estatal, acusaram de ter disparado primeiro levando à “legítima” resposta chinesa.
E também já nessa altura questionava sobre o que iriam " fazer os paladinos da liberdade, nomeadamente os eurocratas e os norte-americanos? Até quando continuarão com o Tibete em agenda esquecida?"
Continuo sentado à espera da resposta que, provavelmente e por certo, como também alguém terá comentado no citado artigo de Carlos Narciso, nada se fará até aos Jogos Olímpicos, pelo menos.
E, depois, também não.
Há muito dinheiro chinês a correr nas bolsas mundiais. Não esquecer que o tesouro americano parece já estar, e muito, nas mãos de financeiros chineses e do Banco Central da China.
Ora, assim sendo quem irá pôr em causa as “liberdades” chinesas.
Mesmo que estas se simbolizem em simples caminhantes tibetanos tornados iguais a simples alvos.
Tal como o documentário reproduzido no "Escrita em Dia" não incomoda quer as autoridades de Beijing ou a Comunidade Internacional, também é ponto assente que a China será mais um que o TPI nunca irá incomodar!

Sem comentários: