26 março 2007

Abandonados!

(foto ©daqui)

Sob o título acima, o jornal desportivo português A Bola publica, hoje, na sua página 43 o artigo abaixo sobre a participação – ou não – da equipa de natação angolana no Mundial de 2007:
Melbourne – João Matias – Joca – e Nuno Rola que, em Portugal, nadam respectivamente pelo Algés e Belenenses, vieram ao Mundial representar Angola. Tendo chegado nas vésperas do campeonato, e dado que o primeiro saiu de Inglaterra, onde está a estudar, e o segundo de Lisboa, deveriam juntar-se na Austrália ao seleccionar [presumo que seja seleccionador] angolano e outros dois nadadores do Petro de Luanda [quase certamente João Aguiar e Ana Roxiero]. Porém, os dias foram passando… e nada. Ninguém apareceu nem lhes deu qualquer explicação. Todos os contactos que tentaram com a federação de Angola ou o seleccionador foram infrutíferos e só se têm mantido devido ao dinheiro que traziam. Mas não tem sido fácil. Como as inscrições estavam confirmadas, lá vão competindo enquanto o resto dos elementos da equipa têm falta de comparência.
Mau, péssimo demais, para se poder continuar aceitar incúrias como esta e degradação do bom-nome de Angola. E não acredito que o jornal publicasse uma notícia desta sem qualquer fundamento até porque poderão aceder aos links/ligações colocadas entre os […] acima que são da minha responsabilidade e nas provas infra.
Como é possível que o desporto angolano ainda tenha dirigentes que não saibam como deve proteger o nome de Angola?
Um assunto para o senhor Ministro, que tutela o Desporto, se debruçar porque não é primando pela ausência que desenvolveremos o nosso Desporto!
Provas que os atletas deveriam ou deverão participar – e como se pode constatar não seriam só para uma prova, pelo que nem se pode justificar falta de rentabilidade financeira:
. Ana Roxiero:
100 metros mariposa (página 1, 1ªsérie e única ausente); 100 metros livres (participaria no dia 29/Mar, na 3ª série); 50 metros mariposa (participaria no dia 30/Mar, na 3ª série); 50 metros livres (participaria no dia 31/Mar, na 5ª série)
. João Aguiar:
50 metros mariposa (página 2, 9ª série); 100 metros bruços (página 1, 4ª série); 50 metros bruços (participaria no dia 27/Mar, na 8ª série); 100 metros livres (participaria no dia 28/Mar, na 8ª série); 50 metros livres (participaria no dia 30/Mar, na 13ª série) 50 metros costas (participaria no dia 31/Mar, na 5ª série)
. João Matias:
50 metros mariposa (obteve 26,86’’ e 94º como resultado final); 50 metros bruços (participará no dia 27/Mar, na 7ª série); 50 metros livres (participará no dia 30/Mar, na 9ª série); 100 metros mariposa (participará a 30/Mar, na 6ª série)
. Nuno Rola:
100 metros costas (obteve 1.05.55’ e o 75º lugar do ranking); 200 metros mariposa (participará a 27/Mar, na 2ª série); 200 metros costas (participará no dia 29/Mar, na 2ª série); 100 metros mariposa (participará a 30/Mar, na 5ª série)

2 comentários:

Orlando Castro disse...

Pois. Custa a crer. Mas a verdade é que a nossa terra é tão, tão pobre que se compreende. Se ao menos a nossa terra fosse tão rica como Angola... Pois. Existem duas Angolas. A dos poucos que têm milhões e a dos milhões que têm pouco ou nada. Até um dia, éclsto.

Kandandu

Anónimo disse...

Eu sou o Nuno Rola e posso me expressar aqui neste inovador blog que descobri assim por acaso,bem o que passou passou mas é so verdade que foi simplesmente lamentavel o acontecido.
E proximo dos olimpicos aposto que nao irei porque nao, lhes apetece que va.