27 fevereiro 2007

RASD 31 anos de independência sem Estado

(imagem ©daqui)

Faz hoje 36 anos que a Frente Polisário (Frente Popular para a Libertação de Saguia el Hamra e Rio de Oro) proclamou a República Árabe Sarauí Democrática onde era o antigo território espanhol da Rio de Oro (Sara espanhol) e que em 1975 o Estado espanhol abandonou à rápida divisão entre a Mauritânia e Marrocos.
O Sara Ocidental foi sempre muito rico em fosfatos, razão porque os dois dividiram o território entre si nada deixando para Argélia que também queria um naco do mesmo. Foi por causa desta divisão que Argélia apoiou a Polisário na exigência da independência e nunca por razões de um qualquer altruísmo político emancipalista que ainda hoje divulga.
Depois da desistência mauritana o rei Hassan II, de Marrocos, decidiu incorporar todo o território no reino através da chamada “Marcha Verde”. Foi a marroquinização do Sara Ocidental.
Desde 1988 que a ONU, através da Missão das Nações Unidas para o Referendum no Sara Ocidental (MINURSO) e do seu principal representante, James Baker, está para resolver este problema bicudo, diria o seu maior fiasco político, que fez com que Marrocos, tal como já não estava na OUA, continue de fora da União Africana.
Para quando uma solução pacífica e definitiva para aquele antigo território espanhol abandonado por estes à sua sorte?
Enquanto isso não acontece os sarauís vão festejando a independência no exterior com críticas à comunidade internacional.

1 comentário:

Anónimo disse...

Esteja diariamente a par da evoluçao da questao do Sahara Ocidental através do site em lingua portuguesa:

http://www.corcas.com/Default.aspx?alias=www.corcas.com/pt