22 fevereiro 2007

22-02-2002, 5 anos depois como está?

Faz hoje 5 anos que morreu, em circunstâncias ainda não cabalmente bem esclarecidas, Jonas Malheiro Savimbi, o Mais Velho.
Sobre esta efeméride o Notícias Lusófonas efectuou um especial onde inclui, também, um artigo de opinião na minha coluna onde se pergunta o que Angola, além da actual Paz, realmente beneficiou já que ele era o culpado de todos os males…
"Há cinco anos morria um Homem enorme e política e culturalmente Grande.
Um Homem foi morto e exposto de forma pouco digna para um militar – ou mesmo, um rebelde – e herói; e os motivos que levavam Angola ser um país onde o desenvolvimento, a justiça, a igualdade e fraternidade, a coexistência política, a liberdade individual eram somente palavras bonitas nos dicionários académicos, mantém-se quase igual a si mesmo.
Até à sua morte, todos os grandes desafios de Angola estavam impedidos de serem concretizados devido, segundo fontes oficiais, a esse mesmo Homem.
O Homem foi enterrado numa campa rasa e quase desconhecida algures em Luena. E com ele deveria ter sido, também, enterrada a responsabilidade do atraso angolano.
Mas se a culpa, e o seu grande o responsável, foi enterrada – diga-se, mal enterrada –, ainda assim há quem pense que os problemas de Angola continuam a ter um único remetente e um mesmo destinatário…Jonas Malheiro Savimbi.
(...)"
Pode continuar a ler o artigo acedendo aqui.
ADENDA: Por acaso ninguém relembrou à Angola Press () que dia, ou que efeméride, era recordada hoje? Agora se entende porque a notícia do AngoNotícias tem como fonte o "Diário digital"...

Sem comentários: