11 janeiro 2007

CNCS fará mudar a imprensa pública angolana?

A fazer fé nas últimas notícias, assim parece.
Segundo o Apostolado, o Conselho Nacional da Comunicação Social (CNCS) considerou que a imprensa pública angolana manifestou um claro apoio e favoritismo nas notícias que divulgou pelas celebrações do 50º aniversário do MPLA, considerando, desta forma, que a imprensa pública violou a Lei ao divulgar propaganda política em benefício do MPLA.
A CNCS vai ao ponto de recomendar que, de futuro, a imprensa pública deverá ter mais “equidade no tratamento noticioso de questões de interesse nacional, político e partidário”.
Ai que saudades que vamos ter do tempo em que se chegava à ANGOP e só víamos notícias do MPLA ou dizer que o militante «X» da FNLA ou da UNITA se mudou para o “partido dos camaradas”.
Será que algo está a mudar na imprensa angolana? Ou é mais fogo-fátuo?
Para Adalberto da Costa Júnior, secretário de informação da UNITA, em declarações citadas na VOA, “há qualquer coisa de positivo” nesta deliberação da CNCS que analisou a queixa da UNITA pela forma como a imprensa pública tratou este partido ao negar-lhe a leitura e publicação de comunicados e spots publicitários, nomeadamente, e depois de pagos; queixas consideradas improcedentes face à legislação em vigor.
Todavia, o dirigente da UNITA reconhece que embora a resposta da CNCS “não sendo a ideal, ajusta-se ao país que temos hoje. Significa que temos um país que está a evoluir com alguns espaços diferenciados de velocidade para a democratização. Não se vive uma democracia plena…
Talvez por isso, e apesar desta deliberação, não vemos que os citados órgãos tenham sido objecto de qualquer penalização mais forte que o comunicado e o aconselhamento.

2 comentários:

altohama disse...

Quando um país tem um ministro da Comunicação Social que é, ao mesmo tempo, director da Rádio Nacional... não se pode esperar outra coisa.

Kandandu

CN disse...

desconfia...