23 dezembro 2006

Sanções contra o Irão

O Conselho de Segurança das Nações Unidas adoptou, por unanimidade e numa das últimas sessões de 2006, uma resolução (Res. 1737) que impõe sanções ao Irão nos domínios nuclear e balístico, pela recusa deste país em suspender o seu programa nuclear
A resolução obriga a que todos os Estados “impeçam a entrega, a venda ou a transferência directa ou indirectas ao Irão de todo o material, equipamento, bem ou tecnologia que possa contribuir” para o “enriquecimento de urânio e o reprocessamento de material, projectos ligados aos reactores de água pesada e desenvolvimento dos vectores de lançamento de armas nucleares”.
Sendo a Europa um continente demasiado dependente do petróleo e gás natural, será que ponderou sensatamente todos os prós e contras quanto a esta resolução? Ou estão os europeus dispostos a ficarem dependentes dos pipelines russos que, periodicamente, são sujeitos a “contratempos” não-naturais?
Caberá aos países africanos, nomeadamente Angola, Argélia, Moçambique e Nigéria, tirarem a ilações económicas que considerarem mais oportunas…

Sem comentários: