20 dezembro 2006

Angola, 2007 parece que já era?

Apesar de parecer que haverá um atraso de quase dois anos ao inicialmente previsto, não posso deixar de saudar o bom-senso que imperou na reunião do Conselho de Estado (CE) convocado pelo presidente Eduardo dos Santos.
Segundo notícias que transpiraram daquela reunião o CE propôs ao presidente que as legislativas se verifiquem entre Maio e Agosto de 2008 – ou seja fora do período das chuvas como alguns iluminados sugeriram – e as presidenciais em 2009.
Apesar do povo já estar cansado de esperar pelas eleições penso que o bom-senso imperou. De facto e para que não haja um choque demasiado grande nas Instituições será preferível que as legislativas ocorram primeiro – e aqui concordo com Eduardo dos Santos quando alerta que a Constituição prevê eleições legislativas de 4 em 4 anos e presidenciais a cada 5 anos – e as presidenciais depois.
É certo que se fossem em simultâneo não viria mal ao Mundo mas, diz a sensatez popular que tudo de uma vez, por vezes não é bom conselheiro.
O que se deseja é que, efectivamente, haja eleições; que o povo diga da sua justiça.
Para isso já começaram a se recensear; segundo consta, nesta primeira fase, já se recensearam cerca de 1.000.000 de angolanos.
… E já agora, em que fase está previsto o recenseamento dos angolanos no exterior?

1 comentário:

Orlando Castro disse...

Na última vez que se pronunciou publicamente sobre o assunto, o presidente angolano afirmou que as eleições teriam lugar "o mais tardar" em 2007.

Desta vez esquece 2007 e aponta, talvez, para um dia... talvez em 2008.

Kandandu