01 novembro 2006

Guiné-Bissau e Cuba unidos na alfabetização

A alfabetização não pode ficar pela imagem de um corte de fita.

Se quando tenho de criticar faço-o também quando devo saudar não posso ficar calado.
É o caso do protocolo celebrado e levado a efeito entre a Guiné-Bissau e Cuba no âmbito da alfabetização de adultos denominada Alfa T.V., que contou com a presença do Ministro Bissau-guineense da Educação e Ensino Superior, Tcherno D'jalo, e do embaixador de Cuba, em Bissau.
A maioria dos instruendos, que têm entre 20 e 60 anos, é do sexo feminino o que se aplaude porque é sintoma que a Mulher quer participar, cada vez mais, nos destinos do país. E isso viu-se por quando das crises…
Saúda-se esta cooperação.
Só se espera que não seja só para fotos e propaganda. Até porque Bissau, há relativamente poucos dias, criticou a inoperância da CPLP na prossecução da sua função: elevar a cultura e o ensino do português junto dos povos lusófonos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esta iniciativa, de ensinar os meus irmãos a ler e a escrever, independentemente das suas idades, é um valoroso, senão mesmo, o mais importante CONTRIBUTO na formação do povo guineense.

Espero que, tal como é hábito nas metodologias técnicas de ensino com que as experiências cubanas têm mostrado provas da sua capacidade, esta iniciativa venha a colher os seus frutos brevemente, ainda que seja um trabalho de continuidade e, por isso, de multiplicação por maior número de guineenses e por mais regiões do território da Guiné-Bissau.

Não se pode ficar indiferente à iniciativa, independentemente da interpretação política que se lhe possa dar. O que é importante reconhecer é a necessidade de se aceitar e tirar proveito de ajudas concretas que sirvam directamente o povo guineense e esta, sem margens para dúvida, mais do que aos políticos, destina-se aos que vão ser alfabetizados!

Que haja mais ajudas do género, pois se a maior parte das ajudas são destinadas ao povo guineense, sem que o próprio povo delas tire vantagens directas, a Educação e Formação do nosso povo através de programas específicos serão sempre BEM-VINDOS, independentemente do país que se disponibilizar a conceder essa ajuda.

Fernando Casimiro (Didinho)

Anónimo disse...

ESTIMADO ALMEIDA.
LE AGRADEZCO ENORMEMENTE, PUSIERA LA NOTICIA EN SU PAGINA, LA QUE ENVIE PARA CUBA.
MANIFESTÉ EN MIS PALABRAS DE INAUGURACIÓN, QUE ESTE ERA UN COMPROMISO MAS DE CUBA CON EL PUEBLO DE GUINEA BISSAU Y ESTE SEGURO, NO FALLAREMOS.
ESTA CAMPAÑA, CONSIDERO SERVIRÁ PARA UNIR A LA GENTE MAS PURA Y NOBLE DE SU PAÍS.
DENTRO DE CUATRO MESES, ELLOS YA PODRÁN LEER SUS NOTICIAS Y ESCRIBIRLE, PUES NO SERÁN ANALFABETOS SERÁN HOMBRES Y MUJERES QUE PODRÁN EXPRESARSE CON OPINIÓN Y CRITERIOS PROPIOS .
HOY A LAS 7 HORA DE BISSAU, LA RTP ÁFRICA LO REPORTARA.
UNA VEZ MAS LE AGRADEZCO Y SEGUIRÉ EN CONTACTO CON USTED.
UN ABRAZO..
PEDRO.
EMBAJADOR.