20 agosto 2006

Andam a passear por aí fundos do Estado angolano?

Um relatório interno do FMI (Fundo Monetário Internacional) relata que cerca de U$ 1 bilhão desapareceu do caixa do governo de Angola no ano passado. Esse dinheiro representa o triplo dos recursos enviados ao país em ajuda humanitária. O FMI diz que ate agora, o governo angolano, ainda não conseguiu responder ou pelo menos esclarecer ao povo sobre o paradeiro deste dinheiro.
O relatório ainda mostra que nos últimos quatro anos mais de US$ 4 bilhões desapareceram. O governo de Angola contesta as acusações.

Segundo parece um porta-voz do Ministério das Finanças, terá dito que o governo já analisou o relatório, mas nega que existam desfalques deste tamanho nas contas públicas, enquanto o representante do FMI em Angola, terá afirmado que não poderia comentar o relatório, porque este era um documento interno da instituição.
Estranha-se – e sublinhe-se – que continuem a surgir informações sobre a gestão da coisa pública angolana por via relatórios internos(?) do FMI – e parece já não ser o primeiro – em vez de relatórios públicos. Porque será?
A fazer fé na eventual afirmação imputada ao representante do FMI, em Luanda…
Será que alguém acredita que o FMI tem medo de Angola?

Sem comentários: