04 julho 2006

A quem pertence a Língua Portuguesa?

Do cabo-verdiano Liberal-Online repesquei este artigo que, pela sua actualidade, diz muito do que pensam os brasileiros e, por extensão, uma significativa parte dos palopianos.
Pode parecer estranho, principalmente porque se aborda duas comemorações para a Língua Portuguesa.
Mas como se infere no texto proveniente de Brasília, parece que a culpa é inteirinha de Portugal. Será, não será… cada um que tire as suas interpretações e as deduções que melhor achar convenientes.
Não posso deixar de registar que já há dias eu tinha alertado para o facto do Brasil – que já tinha um Museu da Língua, em S. Paulo – ter declarado o Dia Nacional da Língua Portuguesa para 5 de Novembro, dia do aniversário de um defensor da Língua e um grande académico brasileiro Rui Barbosa.
Em vésperas da VI Cimeira da CPLP, em Bissau(?) mais uma achega - para não dizer, mais uma bofetada e não só à CPLP - que nos vem do outro lado do Atlântico, via Cabo Verde.
Por mim, deixo-vos o texto e a pergunta do título…

"DIA NACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA EM PORTUGAL, BRASIL E PAÍSES DA CPLP
Será que, como resposta à política da Língua adoptada por Portugal e Brasil, em separado, os restantes Países de Língua Portuguesa, passarão a escolher, também, um dia próprio para celebrarem o patrimônio cultural do idioma oficial vigente em seus próprios territórios? – Com a palavra a CPLP e os Governos dos países soberanos da Comunidade dos Povos de Língua Portuguesa.
I – Até recentemente, vigorou em Portugal e nos países de Língua Portuguesa, como tradição importante e secular, a celebração do dia 10 de junho, dia de Camões, o poeta-símbolo da vernaculidade, como dia da Língua Portuguesa.
II- Algo muda a partir de agora. O Brasil, que no artº 13 de sua Constituição declarou a língua portuguesa como idioma oficial, acaba de criar seu dia próprio para celebrar o idioma nacional. Através da Lei nº 11.310, de 12 de Junho de 2006, o Presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou o projecto de lei do Senado n. 149/04, da autoria do senador Papaléo Paes (AP) que institui o dia 5 de Novembro como Dia Nacional da Língua Portuguesa no Brasil. Papaléo Paes, natural de Belém, PA, e senador do PSDB pelo Amapá, escolheu esse dia por ser o aniversário de nascimento de Rui Barbosa, um dos mais ferrenhos defensores da língua portuguesa no Brasil. Ao adoptar a medida, o Presidente brasileiro declarou que a intenção era a de valorizar e preservar a língua portuguesa como “importante laço de consolidação da unidade nacional.” A lei foi publicada no Diário Oficial do Brasil no último dia 13 de Junho de 2006.
O jornal cabo-verdiano Liberal Online, em sua edição de 23 de Junho de 2006, comentou a propósito da medida: “O Brasil adianta-se assim na promoção e defesa da Língua Portuguesa, tendendo a ser o “mais lusófono” de toda a CPLP. Assinale-se que em S. Paulo existe o único Museu da Língua Portuguesa, recentemente distinguido pela UNESCO.”
III- Dois dias antes, a 10 de Junho de 2006, o Presidente da República Portuguesa, doutor Aníbal Cavaco Silva, dirigira aos portugueses o discurso de comemoração do dia 10 de Junho, como “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”, e ainda como um dia de “celebração da cultura portuguesa” e do “inestimável património que é a língua portuguesa, partilhada por outros sete Estados que a têm por língua oficial e que a utilizam na sua prática política, jurídica e administrativa, na comunicação técnica e científica, na criação literária e artística”.
IV- Além do Dia Nacional da Língua Portuguesa, a 10 de Junho, em Portugal, há ainda o dia 15 de Novembro como Dia da Língua Gestual Portuguesa (LGP), a língua materna dos surdos.
V – Será que, como resposta à política da Língua adoptada por Portugal e Brasil, em separado, os restantes Países de Língua Portuguesa, passarão a escolher, também, um dia próprio para celebrarem o patrimônio cultural do idioma oficial vigente em seus próprios territórios? – Com a palavra a CPLP e os Governos dos países soberanos da Comunidade dos Povos de Língua Portuguesa.
João Ferreira/Brasília DF

Nota complementar:
Sabemos das várias tentativas de Unificar a Língua Portuguesa dos Vários Países Membros da CPLP.
Porque não sai? Porque a teimosia arrogante dos Governos de Portugal deseja fazer prevalecer só a Velha e desactualizada língua da Metrópole. Quando se sabe que a Língua falada no Brasil é mais Moderna e abrangente. Sabemos que hoje o interesse Mundial pela Língua Portuguesa, é proveniente do Lugar de Brasil no mundo dos Negócios. Enquanto Portugal fecha escolas e abandona o ensino do Português aos interessados no estrangeiro, este espaço tem sido ocupado pelo Brasil. Com a Unificação da Língua Portuguesa, o idioma teria muito a ganhar. Para iniciar terminariamos com o "(Português Brasil )" e "(Português Portugal") na internet.... Casimiro Rodrigues. PortugalClub
"

Sem comentários: