06 julho 2006

A liberdade da Imprensa na Guiné-Bissau

Que se passa na terra de Cabral e de "Nino"?
Há dias um jornalista faleceu e ainda antes da família divulgar o que quer que fosse, um Ministro achou por bem substituí-la e dar a sua opinião lutuosa e nada credível.
Um director de uma agência informativa tem um estranho e não esclarecido acidente com uma viatura das autoridades locais.
Essa mesma agência, a Agência Bissau Media e Publicações (ABMP) - que tem citado e publicado alguns dos meus artigos e apontamentos deste blogue - vem agora a público, através de um comunicado, justificar o silência a que se remeteu - melhor dizendo, lhe remeteram - desde meados de Junho.
Como não conseguiram calá-la através de ameaças de processos por causa de um artigo, nem por via do tal estranho acidente, nem depois do seu escritório ter sido assaltado e nem terem levado nenhum equipamento - nem o gerador, ao menos para disfarçarem -, quando se preparava para publicar um artido de Fernando Casimiro (Didinho) intitulado "A Estratégia da Dissimulação" o servidor da ABMP teve uma estranha avaria que só conseguiu ser resolvida com a ida do exterior de um técnico a Bissau.
E desmentido o que há dias aqui escrevia ser jornalista em Bissau já deixou de começar a ser, para passar a ser mesmo dramático e uma actividade de muito risco.
Talvez a VI Cimeira e o X aniversário da CPLP, em Bissau, possa ajudar a minorar alguns pontos... deixem-me ser utópico e sonhar, por favor.

3 comentários:

Kafé Roceiro disse...

Foi bom ter passado lá na roça. Vamos combinar de tomar uma pinguinha e comer uns torresminhos e jogar conversa fora.
abraço
Kafé.

Anónimo disse...

DR. António Nhaga
força e muita coragem, o poderoso dos poderosos nao esta na terra, e ele é parcial.
O DIFICIL NÂO È IMPOSSIVEL.
abraço..

Anónimo disse...

DR. António Nhaga
força e muita coragem, o poderoso dos poderosos nao esta na terra, e ele é parcial.
O DIFICIL NÂO È IMPOSSIVEL.
abraço..