04 julho 2006

Contabilidade do Futebol luso

(Portugal 1966-2006, montagem retirada do Yahoo/Notícias)
De João Craveirinha recebi, via e-mail, esta delícia contabilística que, pela actualidade, é muito oportuna.
De realçar, ainda, o facto do próximo Mundial ser em África (tripla vitória) e depois, e em princípio, salvo algum “banho” intermédio e incompreensível muito fértil nos “topos” da FIFA, no Brasil, cumprindo, assim, os desejos fifianos de Blatter em ter os Mundiais por todos os continentes futebolísticos…
.
Contabilidade do Futebol luso...
por João Craveirinha

Da 1ª Taça do Mundo, no Uruguai, em 1930...Portugal levou 36 anos para participar pela 1ª vez, em 1966, pela mão de um brasileiro, Otto Glória...
De 1930 a 2006....76 anos para outro brasileiro, Felipão, levar Portugal a outro mundial e de cabeça erguida devido à disciplina que esses brasileiros impuseram aos portugueses; coisa que aqueles não souberam fazer em 2006, com Carlos Parreira, e seus próprios super-jogadores brasileiros, daí terem sido eliminados pela França; também com mais de 50% de sangue afro na sua selecção, tal qual o Brasil...
África saiu sempre a ganhar...
Mesmo o melhor jogador português de todos os tempos, é...Africano...
[por acaso filho de um Angolano – malangino – e de uma moçambicana – ronga de Maputo]
.
Esta matéria está mais desenvolvida no jornal moçambicano "O Autarca", ed. especial de 3 Julho 2006 e, em breve, no site Zambezia Online, em ambos sob o título "OTTO GLÓRIA e FELIPÃO Brasileiros Elevam Nível do Futebol de Portugal" de João Craveirinha

2 comentários:

Kafé Roceiro disse...

Convido para conhecer meu blog. Afinal serás bem vindo no Kafé Roceiro - Humor e Cinema.
Forte abraço,
"Minha pátria é a língua Portuguesa".

Anónimo disse...

Jornal “O Autarca” da Beira – Moçambique

ESPECIAL 3 Julho 2006

Notícias da Alemanha
por João Craveirinha
(Jornalista)

OTTO GLÓRIA e FELIPÃO
Brasileiros Elevam Nível
do Futebol de Portugal

imagem - Montagem com as selecções de Portugal
da década de 1960 e a de 2006 (devida vénia à FIFA)
___________________________________

Conhecido por Felipão, Luiz Felipe Scolari (nascido a 9.11.1948) é o actual Técnico de Futebol de Portugal e o segundo brasileiro a sê-lo. A sua selecção de Portugal, em 1 de Julho 2006, sábado, vence a Inglaterra por 3 – 1 em penaltis. 40 Anos depois, outro Brasileiro coloca Portugal nas meias-finais do maior certame do Futebol Mundial, pela segunda vez de sua História futebolística. O próximo adversário de Portugal será a França vencedora do Brasil por 1 a 0; golo de Thierry Henry, jogador do Arsenal de Inglaterra e ex. do Mónaco 96 / 98 (FR) e Juventus 99 (IT).

___________________________________
imagem do
Golo francês aos 12 minutos da 2ª parte comemorado pelo veterano Zidane e Henry.
(Yahoo notícias)
___________________________________

O “matche” para decidir o acesso à final da Taça 2006, terá lugar na próxima quarta-feira 5 Julho. A final será entre os vencedores do jogo Alemanha – Itália e do Portugal – França, no dia 9 de Julho, Domingo.
___________________________________

na imagem: Scolari – Mundial 2002 – Cerimónia de recepção no Brasil.
O Presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, condecora com uma medalha, Luiz Felipe Scolari, técnico da selecção brasileira pentacampeã do Mundo. (foto da “Folha do Brasil”)
___________________________________

Em 1966, o primeiro Treinador Brasileiro de Portugal foi OTTO GLÓRIA (09.01.1917 / 02. 09.1986). …“No Continente Europeu, Portugal, dirigido pelo Brasileiro Otto Glória, classificou-se para disputar a sua primeira Copa do Mundo” … OTTO GLÓRIA foi o homem que disciplinou e modernizou a Selecção Portuguesa em 1966. Na Inglaterra, classifica-se num 3º lugar, nunca mais atingido num Campeonato do Mundo até à data. Na altura (1966), Portugal eliminou o Brasil e a Checoslováquia, vice-campeã em 1962 e disputou o 3º lugar e vence a URSS relegada ao 4º lugar. Em 2006 na Alemanha, Portugal, poderá ir mais longe. Em 1966, era a primeira vez que Portugal se classificava para um Mundial. Levariam 20 anos para outra participação num Mundial, no México em 1986, selecção “de” Paulo Futre. Portugal perdeu os dois jogos seguintes, com a Polónia e Marrocos, sendo eliminado. Esperaria 16 anos mais (2002 na Coreia do Sul) para outra classificação para um Mundial. A geração de ouro de Luís Figo, Rui Costa e Sérgio Conceição no seu apogeu. Mas decepcionando no primeiro jogo com uma derrota por 3 a 2 com os Estados Unidos. Portugal goleia a Polónia por 4 a 0 na partida seguinte. Derrotado por 1 a 0 com a Coreia do Sul, no jogo decisivo do grupo, os Portugueses regressam para casa mais cedo. As duas últimas participações negativas. Com a actual classificação em 2006 na Alemanha, recomeça o ciclo dos Brasileiros como Técnicos do Futebol Português, reiniciado no Euro 2004, com a classificação honrosa de vice – Campeão Europeu. Baptismo de Felipão como seleccionador de Portugal. É a 4ª participação de Portugal. 40 Anos separam Portugal da primeira vez em 1966.
___________________________________

nas imagens: OTTO GLÓRIA na Selecção de Portugal de 1966 e no SCP (devida vénia à FPF e SCP)
___________________________________

A frase “não posso fazer omeletes sem ovos”, proferida pelo falecido treinador Otto Glória, reflectia a causa da sua saída do Sporting Clube de Portugal em busca de melhores resultados em 1961. Seria substituído pelo luso-moçambicano JUCA. OTTO GLÓRIA treinou o Sporting de 22 de Março de 1961 a Outubro de 1961 e de Outubro de 1965 até Julho de 1966.
___________________________________

Ironicamente seria ele, Otto Glória, que teria considerado Eusébio em 1960, ainda em Lourenço Marques (caMpfumo), “um atleta sem interesse”. Na Selecção de Portugal em 1966 e no Benfica em 1968-70, OTTO GLÓRIA, encontraria o moçambicano – português, Eusébio, como estrela. (Eusébio chega “secretamente” a Portugal, em 16 de Dezembro de 1960. Estreia-se no Benfica a 23 de Maio de 1961 e marca 3 golos).
Existe um paralelismo de Felipe Scolari com o seu conterrâneo Deco, em relação à Selecção do Brasil do Mundial de 2002. Ambos se encontram mais tarde na Selecção de Portugal. A História molda-se e repete-se ou não? Até em futebóis! Será o KHARMA?
______________________________________________________________________

CURIOSIDADES de Portugal e o famoso Mundial 1966


4 Moçambicanos enriquecendo a Selecção de Portugal em 1966.
De pé da direita para a esquerda: Hilário (da Mafalala) e Vicente
(irmão de Matateu, ambos do Chamanculo) Agachados ao centro:
Eusébio (da Mafalala) e Coluna (do Xipamanine / Magude).

INGLATERRA 1966

Colocação final
1º Lugar: Inglaterra
2º Lugar: Alemanha Ocidental
3º Lugar: Portugal
4º Lugar: União Soviética


A equipa de 1966 e Eusébio; o maior jogador português
(de origem Africana - mãe Moçambicana e de pai Angolano)




Decisão do 3º lugar

Portugal 2 x 1 União Soviética
Data: 28/07/70 - Local: Estádio de Wembley, em Londres

Portugal: José Pereira, Festa, Baptista, Carlos, Hilário, Graça, Coluna, José Augusto, Eusébio, Torres, Simões.
Técnico: Otto Glória (brasileiro)

União Soviética: Yashin, Ponomarev, Khurtsilava, Voronin, Danilov, Korneyev, Sichinava, Metreveli, Banichevski, Malafeev, Serebrianikov.
Técnico: Nikolay Morozov

Juiz: Ken Dagnall (ING)
Golos: Eusébio e Torres (POR); Malafeev (URSS)

Semifinais 1966

Inglaterra 2 x 1 Portugal
Data: 26/07/1966 - Local: Estádio de Wembley, em Londres

Inglaterra: Banks, Cohen, Wilson, Stiles, Jack Charlton, Moore, Ball, Bobby Charlton, Hurst, Hunt, Peters.
Técnico: Sir Ralf Ramsey

Portugal: José Pereira, Festa, Baptista, Carlos, Hilário, Graça, Coluna, José Augusto, Eusébio, Torres, Simões.
Técnico: Otto Glória (brasileiro)

Juiz: Pierre Schwinte (FRA)
Golos: Bobby Charlton (2, ING); Eusébio (1, POR)
____________________________________________________________________________
Detalhes do Mundial – no jornal O Autarca nº 1098, 23 Junho 2006 e www.zambezia.co.mz