04 maio 2006

Guinendadi e Lusofonidade

Um grupo de jovens, liderados pelo eng. Evaristo Costa, está a criar um movimento cívico de intervenção, "Viva a Guinendadi e Lusofonidade" que visa agregar a população “cplpliana”. Algo que, provavelmente, não seria necessário se estivesse, como deveria estar, nas cogitações da CPLP.
Nesse sentido têm estado a efectuar alguns eventos, nomeadamente em prole da juventude – sob o lema “Jusenlusovívio” – e no próximo dia 6 de Maio, vão efectuar um novo evento desta feita uma Homenagem Pública às Mulheres “CPLP’lianas”.
Quem quiser participar neste evento, que começará às 13,00 horas, poderá dirigir-se à cantina da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, sito na Avenida de Berna (penso que é na Universidade Nova de Lisboa) ou contactar o móvel 964891701, eng. Evaristo Costa.
Um evento e uma Homenagem que, volto afirmar, deveria estar a cargo da CPLP e não de Associações particulares.
Mas quando acedemos ao sítio da CPLP – e quando o conseguimos – e vemos que ainda aparece Kumba Ialá como presidente da Guiné-Bissau; que a página inicial damos de caras com destaques como uma informação que se reporta à X Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, realizada em Julho de 2005; ou sobre as comemorações das comemorações do 30º(?) aniversário da independência de Timor-Leste, em Novembro de 2005; e quanto às Actualidades a última registada aconteceu em Janeiro de 2006; dai para cá a CPLP, pelos vistos, nada fez, então somos obrigados a concluir que não devermos nos surpreender quando em alguns países afro-lusófonos a CPLP, uma organização multinacional e multicultural, seja vista como um assunto mais que morto.

Sem comentários: