02 abril 2006

O caso Miala II

De acordo com a agência africana Panapress em despacho de Luanda, o presidente dos Santos terá ordenado o afastamento do director-geral do Serviço de Inteligência Externa (SIE), general Fernando Miala, bem assim a sua “desgraduação e reforma compulsiva nas Forças Armadas Angolanas (FAA) por "graves violações às normas de trabalho e disciplina"”.
Tudo isto teve como base o relatório da Comissão criada para analisar as críticas que se faziam à conduta de Miala e alguns dos seus colaboradores no SIE. Segundo o referido relatório, estas entidades são “também acusados de aproveitamento, no desempenho das suas funções, de determinadas reuniões internas e encontros pessoais para a manifestação de atitudes de desrespeito ao Presidente da República e de insubordinação, chegando ao ponto de alvitrarem a hipótese de tomada de "medidas activas"” e que o SIE andou a realizar “expedientes operativos (de investigação secreta) contra governantes, membros dos Serviços de Apoio ao Presidente da República e determinadas actividades do governo de carácter estratégico, bem como se intrometia nas missões e actividades da Segurança Presidencial sem orientação superior”.
Realmente, a ser verdade todas estas acusações, é muito grave num Estado que se quer justo e democrático.
E uma pergunta que se deixa no ar: a quem interessou o despoletar desta questão que tem tanto de melindrosa como de preocupante, ainda por cima em vésperas de saída de Eduardo dos Santos do país - ia ao Brasil - e em vésperas de chegar o chefe de governo português a Luanda? Ou será que alguém quer mostrar uma Angola, politica e militarmente, instável e desgovernável?

2 comentários:

Anónimo disse...

Aqqui vos fala uma cidada de luanda muito indignada com o caso "Miala" aesar de todo esse constragimento agora podemos abrir os olhos e ver quem tamosno comando, espero que a justiça seja feita e que começem as eleições de um novo governo.
Os meus pezamos a todos

Anónimo disse...

É POR ESTAS COISA VERGONHOSA QUE EU NAO VOLTO PRA A MINHA TERRA, SO DE VER A CARA DESTE LADRAO CUJO O NOME DA ME NOJO DE PRONUCIAR. AXO QUE ELE DEVIA DER UM DESTINO PIOR QUE O DR SAVIMBI. DEVIA SER APREDEJADO ATE A MORTE . ELE E A SUA 1ª DAMA . DEIXEM OS ANGOLANOS CONHECER A VERDADE SEUS COBARDES