06 novembro 2005

Savimbi, nem depois de morto?

© Foto Angonotícias
Segundo o Folha 8, citado pelo Angonotícias, o corpo de Jonas Savimbi terá sido retirado da sua campa para evitar eventuais profanações, ou vandalizações, por populares fanáticos.
Ainda de acordo com aquele bi-semanário, citando autoridades provinciais de Moxico, terá sido por iniciativa do Governo Central que isto aconteceu, ou terá acontecido.
Depois da denúncia dos fundos e diamantes que Savimbi poderia ter escondido e de militares das FAA’s que poderiam ter sido pagos pela UNITA durante a guerra, só faltava mais esta: corpo de Savimbi ter sido retirado – pelas notícias até parece ter sido em segredo – do Cemitério.
Será que esta eventual situação trará benefícios a alguém.
Penso que ninguém de bom senso, e num país em que o culto dos mortos é demasiado profundo – basta relembrar que a epidemia de Marburg demorou a ser debelada devido precisamente a esse forte culto – é perigoso brincar com os defuntos.
E se ele se chama Savimbi, ainda mais perigoso o é; e a poucos meses das eleições… Daí o absurdo.
Ou será que tudo tem a haver com uma notícia ocorrida, em tempos, da vontade das famílias em conceder um enterro cristão a Savimbi, Ben-Ben e Salupeto Pena, num mesmo dia, na localidade Lopitanga, perto de Andulo.
Se assim for continua a ser absurdo este secretismo e esta polémica toda.
Poupemos e respeitemos os mortos independentemente da vida terrena que tivessem tido.

1 comentário:

Anónimo disse...

Vê-se mesmo que pela importância que dás as notícias de Savimbi o senhor, não só ofende os que foram lesados por este sanguinalento, como desconhece as razões que levam muitos angolanos a odiarem JMS. Seja onde ele estiver, que arde com toda a dor!!!!!