25 maio 2005

Angola importa combustíveis na ordem dos 70 milhões de dólares

Image hosted by Photobucket.com © foto de Tonspi
Angola, o segundo maior produtor de petróleo da África Subsaariana (atrás da Nigéria, com uma produção diária superior a um milhão de barris re com reservas na ordem dos 12 mil milhões de barris), gastou 70,2 milhões de dólares na importação de combustíveis para cobrir as necessidades do mercado interno durante o primeiro trimestre deste ano, revelou fonte do Ministério dos Petróleos.
Nos primeiros três meses deste ano, Angola importou 104,7 mil toneladas métricas de gasóleo e 33,3 mil toneladas métricas de gasolina, num total de 70,2 milhões de dólares.
Segundo a fonte do Ministério dos Petróleos, hoje citada pelo Jornal de Angola, no primeiro trimestre deste ano, a Refinaria de Luanda produziu 121,4 mil toneladas métricas de gasóleo e 34,4 mil toneladas métricas de gasolina
(a refinaria, construída nos anos 60, só trata 40 mil barris/dia)
.
A produção interna de combustíveis vai aumentar substancialmente quando entrar em funcionamento a Refinaria do Lobito, na província de Benguela, cuja construção deverá começar até ao final deste ano.


Parte de um artigo do Notícias Lusófonas citando o insuspeito Jornal de Angola que, por sua vez, citava uma fonte governamental.

1 comentário:

Antropomorfo disse...

Chistoso, nosotros también producimos un montón de petróleo y también importamos gasolina...