11 abril 2005

Director de Hospital do Uíge é demitido por práticas de feiticiaria?

"Matondo Alexandre foi exonerado recentemente do cargo de Director do Hospital Provincial do Uíge pelo Coordenador da Comissão Inter-sectorial do combate ao Marbug, General Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem, por alegada prática de feitiçaria." (todo o artigo pode ser lido aqui de onde foi retirado com a devida vénia)

Ora isto aconteceu "(…) dia depois, de o Governador Provincial do Uíge António Bento Kangulo, ter convocado uma reunião com os principais Quimbandeiros da província do Uíge para se apurar as causas da morte dos doentes do Marbug, naquela unidade hospitalar."

Segundo aquele “Congresso” um dos motivos prendia-se com o facto de “(…) que havia uma panela de bruxaria no hospital provincial do Uíge, supostamente colocada pelo então Director, Matondo Alexandre” Por esse motivo a referida “panela é que está a matar os doentes do Marbug” afirmando os “doutos conferencistas“(…) que as almas dessas pessoas estão a trabalhar na fazenda de Matondo Alexandre, na aldeia Banza Pólo, três quilómetros a leste da cidade do Uíge”.
Ou seja, nas palavras de tão distintas e cientificamente reconhecidas pessoas, Matondo está a praticar “matebo”.

De uma coisa é certa. O demitido Director já não escapa à fúria popular como o próprio já terá afirmado.

Comentário: Quando um Governador Civil, convoca um congresso de quibamdas e acolhe como real eventuais casos de bruxaria e por esse facto é demitido um Director de um hospital, com o beneplácito de quem deveria dar algum desconto ao que se diz... então algo vai mal não no Reino da Dinamarca mas no Fetungo que ainda nomeia este tipo de pessoas para tão altos cargos provinciais.

Os sublinhados a negro são da minha responsabilidade.

3 comentários:

Sacha disse...

Com este nível de obscurantismo não é possível vencer a luta contra este vírus.

É intolerável que este governador cívil permaneça no cargo. Se´ra que há mais gente "poderosa" a concordar com ele?

ELCAlmeida disse...

Meu caro Sacha eu não apostava.
Eugénio

Anónimo disse...

Olá Eugénio: Desculpa a invasão mas queria ver se me poderias ajudar. Sabes onde posso pesquisar informação sobre o Uige? Eu e um grupo de amigas estamos a tentar ir através de uma Instituição para uma missão no Uige. No entanto queriamos fazer um diagnóstico antes de irmos para conhecermos melhor a zona. Se me puderes dar dicas de sites onde poderei encontrar informação agradecia.
o meu email é: smffernandes@sapo.pt

Sónia