13 fevereiro 2005

A Internet, um meio de desenvolvimento social

© DRAGON ELECTRONIC
Mais do que nunca os novos meios de comunicação são importantes para o desenvolvimento de um país.
Não é em vão que nos novos parâmetros do Desenvolvimento Humano esta alínea tenha um impacto deveras importante.
Daí que não se entenda que, em Angola, quando se gastam rios de dinheiro nos novos acessos às redes e telemóveis (basta ver os anúncios da “Unitel” e da “Movicel“ e as suas parcerias), os acessos á Internet continuem difíceis e, por vezes, impossíveis.
É uma queixa que já tenho tido de várias pessoas; quantas vezes, devido às minhas pesquisas e investigações para o Doutoramento, e apesar da boa-vontade dos meus interlocutores e amigos, têm esbarrado na dificuldade de acessos e de retornos por via da Net.
Quantas vezes uma transmissão via fax é uma miragem; mesmo que a destinatária, ou remetente, seja para um dos serviços que melhor deveriam estar apetrechados: a Universidade Agostinho Neto – a universidade deve ser o principal veículo de transmissão de uma cultura avançada -; mas não parece ser essa a interpretação de quem manda, ou devia gerir os cérebros nacionais.
Os particulares têm dificuldades em aceder aos meios, e aqueles que os têm quixam-se dos custos e da manutenção como passo a citar José Tramagal num e-mail que me enviou: “O serviço é muito caro, e também deixa muito a desejar. Uma hora diária de utilização ao fim do mês são 100 Usd. Mais 25 Usd do IP. Para um país que está a renascer, é muito caro. Imagina que para fazer uma pesquisa bem feita, são necessárias pelo menos tres horas, se eu necessitar de quatro, dez pesquisas...
Enfim, penso que é altura de se apostar nos novos meios de comunicação. Não esqueçamos que eles serão tão ou mais importantes que os meios televisivos ou falados.
Apesar de tudo, e dos novos e sofisticados meios de controlo (ou talvez por isso), a Net ainda é um veículo especial para se poder falar sem constrangimentos.
Deixo à consideração de quem manda, ou deve melhor gerir.

Sem comentários: