13 janeiro 2005

RDCongo, Direitos Humanos onde estão?



A vida humana na RD Congo continua a não merecer qualquer respeito seja por parte dos próprios congoleses seja por parte de funcionários e militares da força de Paz da ONU (MONUC).
Senão vejamos:
No
Panapress lê-se que a Monuc denunciou que cerca de 120 mulheres foram vítimas de uma violação colectiva por parte de militares do 9º batalhão do exército congolês, baseado em Nsongo B’oyo, tendo ficado impunes.

Por sua vez a ONU denuncia que membros da missão de paz foram vítimas de “abuso e exploração sexual” por parte de funcionários e militares da referida força de Paz.
Também, num comentário colocado num anterior apontamento, o amigo
Horácio, colocou nos comentários um artigo sobre a violação efectuada por militares da ONU no país de que retiro este parágrafo e que tem por base um relatório do Escritório de Serviços de Supervisão Interna da ONU, sobre a situação em Bunia, no leste do Congo “Em 2004, as tropas de paz foram acusadas de estupros colectivos, assédio sexual e de subornar crianças de 12 ou 13 anos com ovos, leite e alguns poucos dólares para fazer sexo com elas atrás de arbustos ou sob árvores” (todo o artigo pode ser lido aqui).

Apesar de Fukuyama acreditar no fim da História e achar que a mesma, em regra, não se repete, tal como Kissinger considero que cada vez mais a História e as estórias repetem-se.
O Congo volta a ter os mesmos problemas que teve por quando da independência com as forças de Paz da ONU, que várias e bastas vezes foram acusadas de roubos, violações e assassínios.

Ou seja, infelizmente a História volta a repetir no seus piores e mais obscuros aspectos.

Sem comentários: