05 janeiro 2005

Investigação suiça arquivada

Segundo a Folha do Brasil, citada no Angonotícias, o procurador suiço do cantão de Genebra mandou arquivar a investigação sobre fundos angolanos depositados naquele país.
Segundo as autoridades suiças as investigações levadas a efeito sobre "os negócios" com o pagamento da dívida de Angola à Rússia foram correctos tendo mesmo merecido da parte de um perito do Banco Mundial "um aplauso" por ter sido um bom negócio os serviços prestados por Falcone.
A questão que se põe agora é saber se os fundos eram do erário público angolano ou particulares.
Se particulares, nada tenho a objectar. A dúvida é como foram gerados esses fundos.
No entanto, se são da República de Angola, e como a dívida parece já estar paga, então eles que voltem para o país para que sirvam para os fins mais desejáveis. Melhoria social das populações angolanas.
Ok!! Já sei que sou naif.

2 comentários:

Sacha disse...

Começo por ter algumas reservas sobre aquilo que dizem os Suiços. Basta atentar na história e no seu comportamento relativamente as dinheiros e contas Nazis. Mas enfim, em frente.

Quanto a questão que põe: de saber se os fundos eram publicos ou particulares, tenho que dizer que em qualquer dos casos a "coisa" cheira mal. Dinheiros dessa grandeza pertencentes a particulares Angolanos? Quem são? Como os obtiveram. É obvia que trasanda à desonestidade. Dá vontade de fazer a mesma pergunta que o lider do PS da madeira fez ao segundo homem do PSD da mesma ilha: Como é que ficaram ricos em tão pouco tempo?

Como custuma dizer um amigo: que roubem, mas que re invistam o roubo no país: geravam emprego,geravam riqueza. Mas nem isso fazem. Ou porque não são capazes ou porque simplesmente não querem saber.

Anónimo disse...

OOOOhhhh José,
tudo bem contigo! Olha quanto ao kumbo acho que não tens nada com isso, não é da tua terra. Pergunta a tua Maria se a gente pergunta onde ela guarda os vossos trocos. Voce nunca teve em guerra, como quer entender uma situação de emergencia, que nos permitiu que nao fossemos aniquilados pelos macacos da Unita!